quarta-feira, 3 de junho de 2020

Postergação e sonegação de informações por parte do Dom Moura e UPAE sobre a covid-19 em Garanhuns empobrece cobertura dos veículos de comunicação da cidade e abre espaço para a disseminação de fake news


Uma das grandes dificuldades da imprensa de Garanhuns nestes tempos de pandemia é obter informações precisas e oficiais sobre o avanço do novo coronavírus aqui no município. A UPAE não passa dados sobre número de UTIS, respiradores, taxa de ocupação de leitos e estado de saúde de seus pacientes. A resposta é sempre a mesma. "Só a Secretaria Estadual de Saúde está autorizada a passar tais informações". Procura-se a Secretaria de Saúde, a resposta é que eles só passam os dados gerais do estado; aqueles divulgados todos os dias com óbitos e novos casos em Pernambuco. 

ABAIXO, PEDIDO DE INFORMAÇÕES DO PORTAL AO DIRETOR DA UPAE GARANHUNS, GUSTAVO AMORIM, E NEGATIVA DO SERVIDOR EM PASSAR DADOS SOBRE O COMBATE À DOENÇA.




O portal fez contato com a SES, como sugeriu o diretor da UPAE, e obteve a seguinte resposta. (clique na imagem para melhor visualização)



No Dom Moura não é diferente. Oficialmente nada é passado, e a diretora, Catarina Tenório, tem sempre um álibi na ponta da língua, de estar entre uma videoconferência e outra, para postergar "ou sonegar" as  informações sobre a covid-19 no maior Hospital do Agreste Meridional. 

Ponto positivo mesmo só para o Hospital Perpétuo Socorro que, através do Dr Ulisses Pereira, quando procurado, detalha a situação daquela unidade de saúde quanto à covid de maneira célere e didática. 

O boletim da Secretaria Municipal de Saúde melhorou bastante, mas ainda não traz a separação entre casos leves e graves e entre pessoas internadas e em isolamento domiciliar, informação vital para se compreender melhor a gravidade do quadro da pandemia em Garanhuns.

Em tempos tão sombrios, de total falta de transparência, que dificulta que a informação precisa e de qualidade chegue à população, somente o MPPE e suas prerrogativas constitucionais para arrancar alguma coisa destes órgãos. Tivemos acesso a ata da última reunião, via videoconferência, da 1ª promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns sobre a covid-19. O documento é rico em informações e números sobre a doença, bem como a estratégia do Governo do Estado e Município para o combate à pandemia e atendimento à população de Garanhuns. Diante desse contexto, separamos os principais tópicos discutidos na reunião para publicarmos como forma de levar um pouco mais de informação aos nossos leitores e, para melhor compreensão, faremos este relato em postagem diferentes, separadas por temas, seguindo a ordem de assunto tratados na referida reunião virtual coordenada pelo MPPE ocorrida no último dia 27 de maio. 


É bom lembrar que, ao sonegar as informações à imprensa sobre o combate à doença, estas instituições de saúde fomentam o aparecimento de fake news de toda espécie, prática danosa que confunde e desinforma a população de Garanhuns e do Agreste Meridional, levando alguns a desdenhar da própria gravidade da doença, que já matou mais de 30 mil pessoas no Brasil, e outros a compartilhar mentiras sobre a pandemia espalhando o pânico e o caos entre as pessoas


Acessem o Portal V&C ao longo do dia para conferir o conteúdo relativo à reunião do MPPE sobre o novo coronavírus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...