sexta-feira, 5 de junho de 2020

LAJEDO: Sindicato presta solidariedade ao Técnico em Enfermagem de Lajedo envolvido em polêmica com contaminação por covid-19


Após repercussão dos áudios que foram gravados pelo Técnico em Enfermagem de Lajedo,  Edvânio Antônio da Silva,  o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos em  Enfermagem de Pernambuco  (SATENPE) publicou uma nota de apoio ao trabalhador e esclarece que tal atitude reflete a realidade enfrentada pelos profissionais de saúde do Estado e, em especial, aos que laboram no município.  

O SATENPE reforça que houve instabilidade emocional no momento da gravação dos áudios, devido a diversos fatores que estão levando os trabalhadores da saúde à exaustão e ao adoecimento mental, mas não condiz com o seu caráter e com o seu comportamento.  

A entidade representativa da categoria está agindo no intuito de oferecer apoio jurídico e psicológico ao profissional diante das acusações.

ENTENDA O CASO

De acordo com o prefeito Rossine, o técnico de enfermagem, com forte suspeita de covid-19, chegou a comentar através de áudios que iria contaminar todo mundo no hospital e que queria vê uma fila de caixões. Ainda de acordo com o prefeito, o técnico foi denunciado à Justiça.  


Confira a nota na íntegra:

O Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos em  Enfermagem de Pernambuco  (SATENPE) vem a público, por meio desta nota, se manifestar quanto aos áudios que vem sendo veiculados nas mídias sociais, gravados pelo Técnico em Enfermagem do Hospital Maria da Penha Dourado, situado em Lajedo, Edvânio Antônio da Silva. 

A entidade presta solidariedade ao trabalhador e esclarece que tal atitude reflete a realidade enfrentada pelos profissionais de saúde de Pernambuco e, em especial, aos que laboram no município.

Baixos salários, ambientes insalubres e falta de EPIs são alguns fatores que estão levando os trabalhadores à exaustão e ao adoecimento mental. Esse abalo psicológico foi um desabafo de um cidadão que está na linha de frente, mas não possui um amparo adequado que garanta segurança e condições de trabalho aos profissionais de saúde.

O Técnico em Enfermagem  denuncia que estava reutilizando EPIs, correndo grande risco de contaminação. Uma atitude desrespeitosa com à saúde pública que mostra a precariedade do sistema público de saúde de Lajedo, mesmo nesse momento de combate ao novo coronavírus. Agora, Edvânio está isolado em sua residência com suspeita da Covid-19 e não possui acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde.

Um abandono com o trabalhador que atua no Hospital  Maria da Penha Dourado  há mais de 22 anos. O seu tratamento está sendo feito por profissionais de outra cidade através de amigos que se solidarizaram devido a omissão do Governo Municipal . 

Diante desse  momento de situação extrema, houve uma instabilidade emocional no momento da gravação dos áudios, mas não condiz com o seu caráter e com o seu comportamento. Após esse episódio, o profissional foi criminalizado pela sociedade que, até então, não conhecia o outro lado da história. 

O SATENPE está agindo no intuito de oferecer apoio jurídico e psicológico ao profissional diante das acusações. A entidade reitera o seu apoio ao trabalhador e orienta que cada cidadão não julgue-o precipitadamente, pois, é mais uma vítima  da falta de valorização profissional e destaca, ainda, que não utilizem esse fato para promoção política. 

A entidade continuará na luta por mais dignidade e respeito aos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem de Pernambuco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...