sexta-feira, 20 de março de 2020

PM E VIGILÂNCIA SANITÁRIA FORAM ACIONADAS E CONTIVERAM TUMULTOS: Governo diz que não vai haver desabastecimento, mas garanhuenses lotam supermercados para estocar comida após o anúncio de novas medidas para evitar epidemia de coronavírus no município

ASSAÍ, EM GARANHUNS, NESTA SEXTA, 20

Uma verdadeira corrida aos supermercados de Garanhuns, com filas longas e tumulto. Esse foi o cenário observado na tarde desta sexta, 20/03, após Governo do Estado e Município divulgarem novas e duras medidas para conter a circulação e aglomeração de pessoas em Pernambuco como forma de manter a população em casa afim de evitar um aumento de casos de coronavírus. Entre as determinações, estão o fechamento do comércio, feiras livres, bares, restaurantes, paralisação de obras públicas e privadas, readequação dos horários de ônibus urbanos, entre outras resoluções.  

Estão fora dessa quarentena supermercados, postos de combustíveis e farmácias. Mas, mesmo assim, parte da população de Garanhuns, temendo as consequências do avanço do novo coronavírus em Pernambuco, protagonizou uma corrida desesperada e desnecessária aos supermercados para fazer estoque de comida.  Houve tumulto, o que levou a vigilância sanitária e a Polícia Militar a intervirem em alguns estabelecimentos. No Assaí, houve uma interdição temporária para que fosse organizada a entrada. A determinação do Governo do Estado, seguindo recomendação do MS, é que no máximo 50 pessoas estejam dentro dos ambientes públicos ou privados. Após ser controlado o fluxo de pessoas no interior do Assaí, as portas foram reabertas e as filas ficaram organizadas do lado de fora respeitando a distância de um metro para cada pessoa.  
ASSAÍ, EM GARANHUNS, NESTA SEXTA, 20

O Bonanza da Barão do Rio Branco lotou na tarde de hoje, sendo preciso a intervenção da PM e da vigilância sanitária. Filas foram organizadas de modo que os consumidores obedecessem a determinação de 50 pessoas dentro do local. "Foi uma loucura, muita gente, idosos, que deveriam estar em casa, por serem o principal grupo de risco, estavam no supermercado fazendo compras.  Não precisa dessa correria porque não vai faltar alimentação na rede", frisou uma das coordenadoras do Bonanza.  

O portal V&C fez contato com a assessoria de imprensa da rede Bonanza de Supermercados para conversar sobre a questão de abastecimento nas unidades de Garanhuns e aguarda um posicionamento da empresa. 


Diante da pandemia do novo coronavírus, o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico também garantiu, na última quarta-feira (18/03), que não há, neste momento, risco de desabastecimento em supermercados e mercadinhos do estado. A afirmação foi feita após reunião com representantes da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), na sede da secretaria, no Centro do Recife.

Quem também tranquilizou a população de Garanhuns foi o Tenente-Coronel Álvaro, Comandante do 9º BPM. "Fiquem em casa. Temos que levar isso a sério.  Fale com seus familiares e seus amigos. Só saiam se for o estritamente necessário. Não se preocupem com a questão de abastecimento. Falamos com todos os donos de supermercado e eles garantiram que não vai faltar comida nos supermercados de Garanhuns. Não precisa ir desesperadamente aos estabelecimentos. Não há necessidade de fazer estoque em casa", disse.      
Adicionar legenda



CONFIRA A NOTA DIVULGADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE GARANHUNS

Nota informativa — Ação da Vigilância Sanitária Municipal nesta sexta (20)

20 de março de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação do Departamento de Vigilância Sanitária, informa que recebeu, na tarde nesta sexta-feira (20), denúncias relacionadas a aglomerações em diversos supermercados em Garanhuns. De imediato, a equipe de Vigilância Sanitária, em parceria com efetivo do 9º Batalhão de Polícia Militar, atendendo às recomendações do Ministério da Saúde e dos decretos municipais publicados durante a semana, realizou abordagens nos locais, por meio de interdições temporárias e controle do fluxo e permanência da população nos estabelecimentos.

Durante a ação, também foram repassadas orientações aos empresários e responsáveis pelos supermercados, sobre as recomendações de distanciamento de no mínimo dois metros entre os consumidores dentro do estabelecimento.

A Vigilância Sanitária solicita ainda o apoio de todos os empresários de mercados e supermercados de Garanhuns, para que se cumpra as determinações do Governo Municipal e do Ministério da Saúde, a fim de evitar aglomerações como medida preventiva à propagação da Covid-19.
.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...