sábado, 14 de março de 2020

Pernambuco terá maior hub de abastecimento de gás natural do Nordeste, e investimento vai beneficiar Garanhuns.


Pernambuco terá um hub de abastecimento de gás natural no Nordeste com a chegada ao estado da Golar Power Brasil, uma das maiores empresas de logística de GNL no mundo. O protocolo de intenção para a implantação de um Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Complexo Industrial Portuário de Suape foi assinado ontem e o investimento será de R$ 1,8 bilhão. A previsão é que a operação tenha início no segundo semestre e a expectativa é de geração de 300 empregos diretos, mas número que pode se ampliar com as perspectivas de ampliação da rede de abastecimento. Inclusive, o interior do estado será beneficiado e Garanhuns e Petrolina são duas cidades que serão atendidas pelo abastecimento através de caminhões.

A perspectiva é que a Golar faça o abastecimento de cidades da região Nordeste a partir de Suape. "Vamos trazer um navio da frota própria, que é uma unidade permanente estacionária. Ele vai abastecer a Copergás e injetar direto na malha dela. Assim como vai fazer o transbordo por caminhões de GNL para abastecer todo o Nordeste. Além disso, vai fazer o transbordo do navio grande para colocar em navios menores para cabotagem em toda a costa brasileira. É viável abastecer uma distância de até mil quilômetros a partir de Suape", explica Eduardo Antonello, CEO global da Golar Power.

O suprimento de gás natural servirá para geração de energia elétrica, além de atender demandas das indústrias, comércio, postos de GNV/GNL e residências. "Tem duas questões. A primeira é que esse é um investimento estruturante porque não vai só levar gás para onde não tem ainda, mas vai emprestar mais competitividade para os polos industriais menores do interior e pode ser um fator de redução do preço do gás para grandes indústrias de Suape. Além disso, a Golar se constitui como mais um possível distribuidor de gás, hoje só tem a Petrobrás, não existe concorrência. A partir do momento que os contratos forem vencendo com a Petrobrás, haverá mais uma opção e é um fator importante para a competitividade da indústria pernambucana", garantiu Leonardo Cerquinho, presidente do Porto de Suape.

Ele ainda ressaltou que a chegada da Golar reforça Suape como o principal centro de produção e distribuição do Nordeste. "Esse é mais um empreendimento que busca a vocação do porto de ser um hub. Já somos um hub de líquidos, derivados de petróleo, agora de gás, já somos um centro relevante distribuidor de veículos e estamos trabalhando no Tecon 2 para ter competitividade no terminal de contêineres também", disse.


INVESTIMENTO EM GARANHUNS

 Em Garanhuns, serão construídos uma estação de regaseificação do GNL (transformação do gás natural líquido para a forma gasosa), uma estação de medição, redução de pressão e odorização do gás e da construção de redes de distribuição de gás natural através de tubos de Polietileno de Alta Densidade. Serão atendidos os clientes Industriais e Postos de GNV. Restaurantes e hotéis estão previstos em uma segunda fase. O investimento previsto é de R$ 3,4 milhões com um cronograma de execução de seis meses, a partir do próximo semestre.

Do Diário de Pernambuco e JC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...