quinta-feira, 19 de março de 2020

NÃO SEI SE CONSEGUIREI EMBARCAR: Músico garanhuense em viagem à Europa tenta voltar ao Brasil em meio à pandemia do coronavírus


O músico garanhuense Celino Neto, artista sempre presente em belas apresentações da Magia do Natal e Festival de Inverno, está enfrentando dificuldades para voltar ao Brasil em meio à pandemia da covid-19, que atinge quase todos os países do mundo. Celino saiu em um Cruzeiro em um dos navios da CVC, de Recife para Lisboa, no dia 03 de março. A volta estava marcada para o dia 18 de março, mas, com as restrições de ir e vir sendo impostas a todo momento em escala global, seu voo, pela TAP, foi cancelado, o que o deixou apreensivo. Ele falou com o portal V&C na tarde desta quinta-feira, 19/03, e relatou a situação.  "Após o 1º cancelamento, remarquei meu voo de volta a Recife para o dia 21 de março, mas, diante do quadro atual, não sei se vou conseguir embarcar, espero que sim. Estou aqui na casa de amigos em Lisboa. A cidade está parada, mas os brasileiros por aqui têm sido muito solidários. Não apresento sintomas do coronavírus, nem gripal. Estou bem. Só quero retornar pra casa", frisou Celino. 

SITUAÇÃO DA DOENÇA EM PORTUGAL
Em Portugal, até a tarde desta quinta, 785 pessoas confirmaram contaminação para o novo coronavírus. No mundo já são cerca de 220 mil casos, com nove mil mortes. 

Mais cedo, em uma entrevista ao Diário de Pernambuco, o músico disse que comprou a passagem de volta através de um amigo, no Recife, por 1,5 mil euros. Ele ainda ressaltou que o atendimento no aeroporto de Lisboa foi demorado, com uma longa e vagarosa fila 

O Diário de Pernambuco procurou respostas acerca da situação de Celino Melo e de outros pernambucanos confinados em Lisboa, à espera do retorno ao Brasil. (segue abaixo a íntegra dos esclarecimentos obtidos pelo jornal da capital.)


RESPOSTAS
Procurada, a CVC confirmou, por nota, que o cruzeiro do navio Soberano, da companhia marítima Pullmantur, teve sua rota alterada por causa das restrições das autoridades em Portugal. Disse ainda que tem acompanhado de perto e atuando nas remarcações e embarque de pessoas para retorno ao Brasil, de diversos destinos. “Esse trabalho está sendo realizado em cooperação com as companhias parceiras, com o objetivo de atender nossos clientes com brevidade e segurança, considerando o cenário de reduções de voos internacionais e restrições de trânsito impostos por diversos governos ao redor do mundo", explicou a CVC, por nota.

A reportagem procurou o Procon Pernambuco, que enviou uma nota informando que notificaria ainda na tarde de ontem as empresas TAP, CVC e Pullmantur. “Elas terão o prazo de 24 horas para apresentar quais medidas estão sendo tomadas para o retorno dos brasileiros”, disse o órgão, em nota. Também questionada, a Assessoria Especial do Governo de Pernambuco explicou que “desde o primeiro momento está em contato com o Itamaraty, acompanhando e cobrando uma solução para o caso” e afirmou que “seguirá buscando uma alternativa”.

Por e-mail, o Itamaraty explicou que consulados e embaixadas brasileiras acompanham a situação do fechamento das fronteiras por conta do coronavírus, “com especial atenção à situação dos turistas brasileiros” e que ambos permanecem à disposição, buscando “assistência consular possível em cada caso concreto”.

O Itamaraty recomendou que os brasileiros no exterior mantenham a calma e sigam orientações das autoridades locais. Reforçou ainda que todas as embaixadas e consulados brasileiros estão funcionando, mas com regimes de trabalho adaptados às restrições de cada local. As páginas na internet de todos os Consulados do Brasil podem ser consultadas na seguinte seção do Portal Consular do Itamaraty: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/rede-consular.


A TAP não respondeu aos questionamentos do Diario. A reportagem também procurou a Pullmantur, mas não conseguiu contato.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...