quinta-feira, 12 de março de 2020

Estudantes do Ganhe o Mundo recebem informes de prevenção ao coronavírus



Diante da pandemia provocada pelo COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, estudantes que estão em intercâmbio pelo programa Ganhe o Mundo estão sendo acompanhados pelo Governo de Pernambuco. Ao todo, 652 alunos da rede pública estadual estão em 8 países. Segundo a Secretaria de Educação de Pernambuco, os adolescentes foram orientados sobre as formas de prevenção antes mesmo dos embarques, que iniciaram em janeiro deste ano. Segundo a pasta, os países em que estes jovens estão não entraram em quarentena e o cenário está sendo monitorado a medida em que a quantidade de casos confirmados da infecção aumenta em todo o mundo.

Gustavo Barreto, de 16 anos, chegou em Washington, nos Estados Unidos, no dia 15 de fevereiro. O estado americano é considerado o epicentro do coronavírus. Ele conta que reforça hábitos de higiene pessoal. "A pandemia alterou um pouco a minha rotina, pois agora todo cuidado é pouco. Eu tenho que estar lavando as mãos mais vezes do que antes, quando estiver em uma aglomeração, sempre passar álcool em gel ou  lenços umedecidos. A escola está recomendando limpar as nossas cadeiras com um lenço para evitar ser contaminado, antes de ir lanchar ou almoçar lavar bem as mãos, e sempre que espirrar ou tossir cobrir o nariz e a boca", comenta o estudante.

A data prevista para o retorno de Gustavo é 18 de junho. Até lá, ele mantém contato com os familiares que moram no distrito de Jucati, próximo a cidade de Garanhuns, no Agreste pernambucano. "Estou sempre em contato com a minha família. Pergunto o que está acontecendo, se tem alguma novidade. E eu fico preocupado com eles, pois dois casos foram confirmados no Recife, e a cidade em que eu moro fica a uns 200 quilômetros da capital. Eu sei que a distância é grande, mas uma pessoa pode facilmente viajar para lá, ser contaminada, voltar para casa e contaminar mais pessoas. Então essa é a minha preocupação, mas meus pais e parentes são muito cuidadosos e estão fazendo o possível para evitar que isso aconteça", afirma.

De acordo com o secretário estadual de educação, Fred Amâncio, após a declaração de pandemia global, o estado mantém o acompanhamento da situação nos países onde os estudantes se encontram. Os mais de 600 estudantes viajaram para Inglaterra, Colômbia, Argentina, Espanha, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Espanha.  "Todo o nosso time do Ganhe o Mundo está à disposição dos estudantes e seus familiares para orientar, esclarecer dúvidas e manter contato com o governo. Vamos trabalhar para que tudo ocorra normalmente. Por enquanto, os alunos estão seguindo suas rotinas de aulas. Estamos acompanhando os casos e ampliamos nossa atenção aos fatos", afirmou.

Por enquanto, o cronograma do Ganhe o Mundo não sofreu alterações e o governo pretende embarcar mais estudantes no final de agosto. "Temos um contexto diferente todos os dias e estamos acompanhando com nossas agencias parceiras e agindo dentro do protocolo. Esse foi o primeiro grupo a embarcar nessa situação e passamos orientações por escrito a todos com formas de prevenção que se assemelham àquelas passadas nas escolas em todo o estado", afirmou Amâncio.

Do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...