terça-feira, 3 de dezembro de 2019

VIVA O SAMBA: Roda de Samba em comemoração ao Dia do Samba na Itália registrou explosão de alegria e união entre países europeus e da América do Sul


As produtoras brasileiras na Itália, Ana Paula Ferreira (AP Produções e Borboleta CulturArte), Josiane Oliveira (Borboleta CulturArte) e o produtor italiano Ricardo Skarabot ( Richart e Borboleta CulturArte) se reuniram no último dia 30 de novembro e organizaram uma grande Roda de Samba na Churrascaria Brasileira "Os Pampas", localizada na cidade italiana de Aquileia. Na oportunidade, foi comemorado antecipadamente o Dia Nacional do Samba, celebrado na data de ontem, 02 de dezembro.

A Festa foi marcada  pela alegria contagiante da comunidade brasileira que mora na Região Friulana, do Norte da Itália, porém, italianos, austríacos e argentinos que estavam no local saboreando a deliciosa gastronomia brasileira da Churrascaria Os Pampas, se juntaram aos brazucas na animada roda de samba.

SOBRE O DIA NACIONAL DO SAMBA
A ideia de se estabelecer um dia para homenagear o samba surgiu no encerramento do I Congresso Nacional, realizado entre os dias 28 de novembro e 2 dezembro de 1962, onde se consagrou o Dia do Samba.

Criada por decreto-lei a data é o reconhecimento aos artistas e a todos aqueles que ao longo de muitos anos fizeram do Carnaval a maior expressão da cultura popular brasileira.

O IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional aprovou, em 9 de outubro de 2007, em votação de seu conselho consultivo, o samba carioca como patrimônio cultural imaterial do Brasil, nas suas três principais formas de expressão: o partido alto, o samba de terreiro e o samba-enredo.



Detalhes de Produção:
Ana Paula Ferreira – Produtora Cultural e artística

Josiane Oliveira- Produtora Cultural e artística

Riccardo Skarabot – Produtor Musical e percussão

Wendel Mineiro- Violao de 7 cordas e vocal

Cleo Maia– voz e cavaquinho

Marino Bonazza- percussão

Roberta Mattiussi- percussão

Carolina Moreira- percussão

PARA ENCERRAR ESSA SINGELA HOMENAGEM, NADA MELHOR DO QUE OUVIR UM GÊNIO DA MÚSICA BRASILEIRA QUE, APESAR DE SER UM COMPOSITOR DE FORRÓ NATO, TAMBÉM CRIOU UMA BATIDA ÚNICA PARA O SAMBA, DANDO AQUELA PITADA NORDESTINA AO RITMO QUE ENCANTA O MUNDO.

Fala ai Jackson: É samba que eles querem:





É samba que eles querem,
Eu tenho!
É samba que eles querem
Lá vai!
É samba que eles querem
Eu canto!
É samba que eles querem
Nada mais...



Texto e fotos: Ana Paula Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...