sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Cultura garanhuense é promovida em projeto da Escola Municipal Professor Mário Matos


Fomentar a cultura local com o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos que homenageiam artistas garanhuenses foi o intuito dos professores da Escola Municipal Professor Mário Matos com a criação do projeto ‘Do Nordeste Tradição — Arte e Cultura de Garanhuns’, que recebeu sua culminância nesta sexta-feira (30). Os artistas Sandoval Ferreira, Valdeck de Garanhuns, Wagner Porto, José Veríssimo, Serginho Pereira, Mourinha do Forró, Mestre Gonzaga, Edilene Soares, Mestre Fida, Mestre Mauro Firmino e Marcos Siqueira foram os homenageados da ação.

De acordo com a gestora da escola, Karine Kelly, o projeto foi desenvolvido durante o mês de agosto, com todas as turmas da instituição. “Os alunos fizeram muitas pesquisas, produções e oficinas com os próprios artistas, trazendo o recorte da arte e literatura de Garanhuns dentro da cultura pernambucana. Foi um momento muito rico, de muitas aprendizagens e cada sala trouxe uma história diferente. O projeto é uma tentativa de mostrar aos estudantes o valor que a nossa cultura tem. Eles consomem muita cultura de fora e muitas vezes não conhecem a arte próxima a eles”, explicou a gestora. 

O artista Valfrido de Oliveira Cezar, popularmente conhecido como Mestre Fida, nasceu no Sítio Cavaco, em Garanhuns, e trabalha com peças em madeira amarela há cerca de 20 anos. O escultor visitou a culminância do projeto e ressaltou estar lisonjeado com a homenagem. “Foi muito importante esta escola dar o passo de levar a cultura para os estudantes. Gostaria que as outras escolas também fizessem projetos como esse, para que as crianças comecem a ter uma visão diferente de Garanhuns, valorizando a nossa cultura. Durante as entrevistas com os alunos, eu percebi que muitas crianças e adolescentes têm talento para serem artistas e o projeto pode ajudar a motivá-las”, comentou.

O estudante Emerson Felipe estuda no nono ano do Ensino Fundamental e pesquisou, junto à sua turma, sobre a vida e obra do Mestre Marcos Siqueira, conhecido no ramo artesanal pelos seus santos estilizados. “Está sendo uma experiência muito divertida e acima de tudo, de aprendizagem. Eu mesmo não conhecia o artista que eu estudei e esse projeto é muito motivador, porque quando a gente vê esses artistas, a gente enxerga a possibilidade de fazer o que gosta. Tenho certeza que esses estudos vão me ajudar muito na escolha da minha profissão”, finalizou. 



Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)

Texto e fotos: Daniela Batista — (Secom/PMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...