sábado, 27 de julho de 2019

FIG 2019: Praça da Palavra tem programação em homenagem ao Dia Mundial da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha



Na última quinta (25/07) foi comemorado o Dia Mundial da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha e a programação vespertina da Praça da Palavra do FIG 2019, de modo a homenagear esta data tão simbólica, teve início às 13:00h e recebeu César Monteiro e o coletivo Poétnico, que recitaram alguns de seus poemas e realizaram uma conversa rica e produtiva acerca da poesia, resistência e empoderamento étnico e de gênero. 

A programação ainda teve seguimento com as apresentações organizadas pela GRE (Gerência Regional de Educação), onde os EREM's tomaram o palco com poesias, cordel, músicas e encenação, em sua maioria enredados por histórias de mulheres negras - grandes líderes apagadas. 

A história de Malala também foi compartilhada com o público, sendo sequenciada por um poema em sua homenagem e demonstrando de maneira sublime como a luta feminina cria rizomas potentes dentro de diversas outras manifestações por direitos - à exemplo a luta por uma educação para todos. 

Logo após, foi a vez das crianças - e também os adultos que se fizeram presentes - ouvirem as incríveis estórias de Iyabá, contadas por Kemla Baptista. Mais uma vez a força das mulheres pôde ser representada através da arte, da oralidade e da contração de estórias, fazendo com que a cultura africana ganhasse o palco e os corpos de pequeninos e dos que se fizeram pequenos para escutar. 

O dia, como sempre, não acabou por aí na Praça da Palavra. Teve também debates, lançamentos, palestras e muita conversa gostosa sobre cultura, literatura, jornalismo e (r)esistência. 

 Por Angélica Alexandrina e Pedro Rocha, especial para o Portal V&C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...