terça-feira, 16 de julho de 2019

FIG 2019 - Praça da Palavra homenageia Jormard Muniz de Britto e investe em diversidade literária


Espaço dedicado aos amantes da literatura, a Praça da Palavra busca contemplar a produção da linguagem em suas mais variadas formas. Além das ações sobre o poeta Jormard Muniz de Britto, que é o homenageado do polo em 2019, o ambiente montado na Praça Souto Filho também contará com debates, lançamentos de livros, intervenções, contações de histórias, recitais e saraus que exploram desde expressões literárias mais tradicionais até gêneros contemporâneos. Um exemplo desse último grupo é o slam, também conhecido como batalha de versos, que revelou artistas como Bell Puã, integrante da programação do evento pela primeira vez.

A programação ainda contará com lançamentos nacionais, como a biografia “Planet Hemp: mantenha o respeito”, que contará com a participação do autor paulistano Pedro Luna, além de prestigiar a carreira de autores pernambucanos, como Miró, com o projeto “Sarau Miró”. O público infantil, por sua vez, contará com atividades no polo pelas manhãs, como os lançamentos dos livros “DiAnimal”, de Alexandre Revoredo, e “A engenhoca”, de Thiago
Corrêa.

Na área externa da Praça da Palavra, os visitantes poderão conferir ações especiais, como “Ruas Assombradas”, que une oralidade e literatura, explorando personagens de lendas urbanas; “Livros Livres”, que distribui livros pela cidade para serem capturados por novos donos; e “Guarda Poesia”, que leva declamadores para diferentes endereços da cidade, dentre eles o Sesc.


Jormad Muniz de Britto - A Praça da Palavra promoverá ainda uma série de saraus e mesas redondas em homenagem a Jomard Muniz de Britto. A primeira delas acontecerá na abertura do polo literário, no sábado (20), às 19h, quando o homenageado participa do bate-papo “JMB entre as famigeradas”. O encontro contará com a participação das escritoras Maria Alice Amorim (Recife) e Sthephany Metódio (Garanhuns). “A única exigência de Jomard foi de que a mesa fosse mediada por mulheres e que uma das convidadas deveria ser de Garanhuns para prestigiar a produção literária da cidade”, conta Roberto Azoubel sobre o evento de abertura.

Além do bate-papo, nesse primeiro dia, o homenageado autografa sua biografia “Professor em transe”, escrita por Fabiana Moraes e Aristides Oliveira. A obra, editada pela Cepe, relembra com fortes pitadas poéticas, as várias facetas de sua agitada trajetória artística.

Ainda dentro da programação da Praça da Palavra, em parceria com o Sesc Pernambuco, haverá a leitura dos célebres atentos póeticos de Jomard Muniz de Britto. Batizada de “Trazendo Jomard todo dia”, a performance de Lanna Pinheiro (PE) e Vadeilton Gonçalo (PE) ocupará o polo literário de segunda (22) à sexta-feira (26), a partir das 18h50.

Já na quarta-feira (24), às 19h, o escritor e professor de literatura Moisés Monteiro Neto (PE) comanda a mesa “Movimento Tropicalista: Rupturas e Legados”. No bate-papo, mediado por Jaqueline Salomé (PE), o autor do livro “Os abismos da poeticidade em Jomard Muniz de Britto: do escrevivendo aos atentados poéticos” falará da participação do homenageado na Tropicália e os legados que o movimento deixou para a cultura brasileira.


Serviço
Praça da Palavra Jomard Muniz de Britto
Praça Souto Filho - R. Dr. José Mariano, S/N – Santo Antônio, Garanhuns – PE
20 a 27 de julho, a partir das 10h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...