quarta-feira, 24 de abril de 2019

Tentativa de padronização de feiras livres em Garanhuns por parte da prefeitura acaba em tumulto nesta quarta, 24 de abril:ENTENDA O CASO

Caminhão da AMSTT recolhe bancas de madeira na Oliveira Lima

Um princípio de tumulto ocorreu na manhã desta quarta, 23 de abril, no cruzamento da Oliveira Lima com a Djalma Dutra, em Garanhuns, quando o Governo Municipal, através da AMSTT, esteve no local onde acontece a feira livre da Oliveira Lima para recolher os bancas dos feirantes e banqueiros que estavam armando os referidos equipamentos visando a feira livre desta quinta-feira. Os ânimos se exaltaram e até a PM compareceu ao local.
Montadores de bancas fizeram protesto nesta quarta no local onde funciona a feira livre da Oliveira Lima

O recolhimento das bancas faz parte do processo de padronização das feiras livres de Garanhuns, iniciado de forma gradual em vários pontos e espaços da cidade. A prefeitura contratou uma empresa para conduzir essa padronização, que já começa a ser vista em algumas feiras, como a da Boa Vista e Magano. 

De acordo com informações, o tumulto de hoje teria ocorrido porque os feirantes e banqueiros da Oliveira Lima não teriam sido informados que a mudança dos antigos bancos pelos equipamentos padronizados ocorreria nesta quarta. Um caminhão da AMSTT compareceu ao local e retirou as bancas, o que causou revolta. Em protesto, alguns feirantes e banqueiros resolveram obstruir o trânsito de veículos no cruzamento da Oliveira Lima com a Djalma Dutra. A obstrução durou duas horas e só foi encerrada porque ficou acordado em reunião no Ministério Público que, pelo menos a feira desta quinta, seria realizada ainda com as bancas antigas, que devem ser devolvidas pelo município após o confisco. 
Reunião no MPPE nesta quarta tratou da questão 

Um homem que monta bancas há 15 anos no local falou que em uma reunião ocorrida ontem na Câmara Municipal havia sido estabelecido que a feira desta quinta na Oliveira Lima funcionaria com as bancas antigas de madeira e não com as novas, que são de armação de ferro  e tem uma coberta tipo toldo. "Fomos lá ontem a essa reunião em busca de um acordo com a empresa responsável pela padronização, mas eles só compareceram no final. Não somos contra a padronização, só queremos ter o direito de fazermos nossas próprias bancas. Se a prefeitura tivesse avisado isso bem antes nós mesmos padronizaríamos sem a necessidade de empresa", frisou banqueiro. 

Novas bancas de feira livre colocada por empresa já começaram a funcionar em fase de teste em Garanhuns

POSIÇÃO DA EMPRESA 
Letícia Martins, representante da empresa, afirmou que o atraso na reunião da Câmara Municipal não foi proposital e ocorreu porque ela ainda não estava com a tabela de custos para apresentar aos feirantes e banqueiros e, na tentativa de conseguir tal documento, não chegou a tempo.

Letícia ainda frisou que a empresa Plena Gestão Empresarial e Locações de Equipamentos de Feiras Livres, LTDA, com sede em Caruaru, ganhou a licitação e está habilitada para a função de padronização. Segundo ela, algumas bancas de testes já foram utilizadas nas feiras do Magano e Boa Vista.  A data prevista para a troca na feira da Oliveira Lima seria dia 18 de abril e acabou sendo adiada para hoje, o que novamente não aconteceu. Ainda de acordo com Letícia, a empresa começaria a montar as barracas padronizadas ao meio dia, mas os montadores de bancos começaram a montar os equipamentos antigos bem antes e a prefeitura interviu realizando  a retirada do material. "A gente tem visitado todas as feiras conversando com os feirantes e notamos que a maioria está satisfeita com a mudança. Por pedido do próprio prefeito Izaías diminuímos (nos três primeiros meses) de 20 para 15 reais o preço por montagem de banca. Percebemos que os que estão insatisfeitos, são os que montam sua própria barraca e não pagam pelo serviço, tendo que pagar a partir de agora, com a padronização idealizada pela prefeitura. O prefeito também pediu para que mantivéssemos a mão de obra antiga, ou seja, priorizássemos  para a montagem aqueles trabalhadores que já realizavam estes serviço com  as bancas de madeira, visando não deixá-los sem ocupação. Pedimos uma reunião com eles e fizemos uma proposta, mas, ao que tudo indica, eles não se agradaram porque nem chegaram a fazer uma contra proposta. Continuamos abertos a esses profissionais e queremos eles  trabalhando conosco", disse Letícia. 

A representante da empresa ainda frisou que com relação aos feirantes pequenos com pouca mercadoria, para os quais o valor de 20 reais por banca seria dispendioso, a ideia é dividir a banca nova em dois espaços. "Isso faz com que cada um desses pequenos comerciantes pague apenas 7,50 reais por feira",completou.

REUNIÃO NO MPPE 
Após a confusão de hoje, os feirantes e montadores de bancas se reuniram com o promotor Domingos Sávio no MPPE para discutir uma solução harmônica para o impasse. Ficou acertado que a feira de amanhã ocorrerá com as bancas antigas e uma nova reunião na próxima terça, 30 de abril, no Ministério Público será realizada com as partes interessadas visando o diálogo e a pacificação da questão.
Polícia Militar compareceu ao local

O QUE DIZ A PREFEITURA SOBRE A PADRONIZAÇÃO 
De acordo com a prefeitura, a mudança das bancas de madeira para as de ferro tem o intuito de reestruturar os locais, oferecendo melhores condições de trabalho para os feirantes e atendendo aos anseios dos clientes. A ideia, ainda segundo a prefeitura, visa o comércio de alimentos de forma higiênica. "Com os novos modelos de bancas desmontáveis, o armazenamento ocorrerá em um local adequado, o que não era feito anteriormente. Diversas bancas ficavam expostas ao ar livre e empilhadas em locais irregulares, não atendendo aos padrões sanitários exigidos. O processo de montagem e desmontagem também passa a ser realizado em horários definidos, de acordo com cada feira", escreveu o Governo Municipal em matéria veiculada em sua página oficial na internet.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA ATA DA REUNIÃO REALIZADA COM OS FEIRANTES E BANQUEIROS NESTA QUARTA NO MPPE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...