segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Alunos do campus da UPE Garanhuns criam método de monitoria e publicam artigo em revista

Os estudantes do curso de medicina e Psicologia da Universidade de Pernambuco (UPE) campus Garanhuns receberam, na última semana, a notícia de publicação do artigo intitulado “Peer-Assisted and Team-Based Learning: A new hybrid strategy for Medical Education” na conceituada Revista Brasileira de Educação Médica, qualificada pelo QUALIS/CAPES na área de ensino com score A1, o mais alto nível na escala de pontuação.

A publicação é fruto do trabalho do grupo de monitoria de Fisiologia Humana liderado pela professora Sinara Almeida. Os autores pertencentes ao grupo foram os alunos do curso de medicina do campus Garanhuns: Giovanna Carvalho Pinho, Eduardo Pontes Miranda, Mariana de Araújo Barros Tavares, Rafael Ximenes Bandeira de Morais, Thaysa Monteiro Sobreira, de psicologia Débora Victor Aragão Alves e a Profa. Sinara Almeida.

O estudo descreve o teste piloto de um novo modelo de monitoria desenvolvido por meio da adaptação do Aprendizagem Baseada em Equipes, então denominado método “PAL-TBL”. A metodologia inovadora utiliza da maior interação entre professores e alunos para construção do conhecimento e permite o desenvolvimento de habilidades para o trabalho em equipe. A avaliação dos resultados obtidos permitiram concluir que a nova metodologia levou os estudantes a refletirem mais sobre os problemas apresentados durante as discussões em sala de aula do que quando utilizado os métodos tradicionais, permitindo uma rica experiência de aprendizagem.

A publicação do artigo evidencia a moderna prática pedagógica utilizada no curso de medicina de Garanhuns, similar as tradicionais e conceituadas universidades internacionais. Para os estudantes envolvidos “A experiência de participar da criação de um novo modelo de monitoria, de escrever um texto científico, de submeter ao periódico e de responder aos avaliadores da revista é um processo que exige muito esforço, mas que proporciona muito aprendizado para nós alunos”, e ainda complementam “...ter uma publicação em periódico científico da maior qualificação da área, ainda durante o curso da graduação nos traz muito orgulho e nos inspira a continuar nesse caminho”.  

Além de contribuir com a formação dos alunos, a publicação contribui com os conhecimentos da área de educação médica. Segundo a Prof. Sinara Almeida, líder do grupo, “A publicação desse artigo em uma revista de excelência qualidade é consequência da dedicação e esforço dos integrantes do grupo de monitoria, algo que contribui não somente para o desenvolvimento da docência do campus, mas insere o curso de medicina da UPE em Garanhuns na produção de conhecimento da área e contribui com os cursos de outras universidades", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...