terça-feira, 21 de agosto de 2018

19 DE AGOSTO É DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA: Fotógrafo garanhuense fala sobre seu trabalho na cidade e de como as mudanças tecnológicas impactam sua profissão

Fotógrafo Karl Marx

A fotografia é uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade e pode ser utilizada para informar, recordar ou como uma expressão artística. Essa descoberta, capaz de congelar o tempo no momento do clique, revolucionou a sociedade a partir de meados do século XIX, assim como a cultura, a economia, as artes,etc. 

Nos dias atuais, esse segmento passa talvez pela maior de suas mudanças. É que com advento da internet e dos smartphones, qualquer um pode se aventurar pelo mundo e fazer bons cliques. 

No último domingo, 19 de agosto, foi comemorado do Dia Mundial da Fotografia. Para relembrar a data, batemos um papo com o fotógrafo garanhuense, Karl Marx, amante desta arte fascinante há pelo menos 10 anos. Ele fala da fotografia em Garanhuns, do avanço das novas tecnologias e de como elas podem impactar os fotógrafos profissionais. Karl Marx é fotógrafo há 10 anos. Já fez parte da imprensa do Festival de Inverno e já trabalhou com diversos artistas da cidade.  

As fotos publicadas na matéria são apenas uma pequena parte do acervo de Karl Marx, que pode ser contactado para trabalhos profissionais de fotografia Pelo instagram @kmfotografo e (87)99603 – 4653 whatsapp.





CONFIRA ABAIXO O BATE PAPO


  1. V&C: O que te motivou a seguir a carreira de fotógrafo?

Kalr Marx: Sempre achei uma área interessante e principalmente porque via meu pai fotografando a família com suas câmeras. A partir daí começou a vontade de ir para essa profissão.

V&C: Estamos vivendo uma nova era da tecnologia, com celulares cada vez mais implementados com câmeras potentes, diante disso tudo, qual o maior desafio do fotógrafo hoje?

Kalr Marx: Os celulares estão cada vez mais potentes, porém, não se compara a uma foto tirada por um profissional e uma câmera. Há muita diferença. O maior desafio hoje talvez seja um mercado mais competitivo, do que há 5 anos atrás.

V&C: Quem são suas referências quando se fala de fotografia?

Karl Marx: São muitas vou citar algumas como Alex Prager,David Lachapelle,Sebastião Ribeiro Salgado Júnior,Steve McCurry. entre outros

V&C: É possível fazer boas fotos em Garanhuns? Quais lugares você indicaria?

Karl Marx: Sim, Garanhuns tem uma beleza incrível, Relógio das Flores, Pau Pombo, Cristo do Magano, em alguns pontos do Parque Euclides Dourado, Mosteiro de São Bento, Mãe Rainha, enfim, Garanhuns é convidativa para se fazer belas fotos

V&C: Com o advento do drone, passamos a ver a beleza do mundo de cima. Belas imagens são produzidas por esse aparelho. O drone é um inimigo ou aliado do fotógrafo. Você usa esse equipamento?

Karl Marx: O drone acaba se tornando uma aliado porque você pode capturar imagens de outros ângulos e isso acaba agregando ainda mais o trabalho, porém ainda não uso o drone.

V&C: Ontem foi comemorado o dia mundial da fotografia. Que dicas você dá pra quem quer entrar nesse mundo fascinante. É possível se profissionalizar sozinho ou precisa frequentar cursos?

Karl Marx: Estabelecer um objetivo, conhecer o equipamento, conhecer pessoas com experiências na área e se dedicar. Hoje temos tudo na mão com a internet. Tem vários cursos que podem dar uma noção de como iniciar,  mas o ideal é fazer um bom curso.

V&C: É possível dizer que os smartphones e as nuvens onde se pode armazenar milhares de fotografias decretaram a morte da foto impressa? Que vantagem hoje em dia há em se revelar e guardar uma foto?

Karl Marx:  Creio que ainda não, pois ainda têm pessoas que fazem questão de ter a foto impressa. A vantagem é para quem gosta de fazer books e ter algo físico para se colecionar, deixar como uma recordação

V&C : Como você avalia o mercado fotográfico em Garanhuns e região?

Kalr Marx: Tem crescido bastante nos últimos anos, e isso se torna positivo, por que cada um atua em uma área, um estilo diferente e você acaba aprendendo novas maneiras de fotografar.

V&C: Qual a sua área de atuação? Eventos?

Kalr Marx: Minha atuação é em todas as áreas desde um ensaio a eventos.

V&C: Onde atua? Apenas Garanhuns, ou em toda região?

Kalr Marx: Em toda região.

V&C: Você atualmente tem parcerias?

Kalr Marx: Sim L- Soluções(@lsolucoesti) EREM Dom João da Mata Amaral, MireleMakeUp(@mirelemakeup) e MC GUARÁS DO ASFALTO – GARANHUNS 1998.

V&C: Quais os meios de contato que as pessoas interessadas pelos seus serviços devem lhe procurar?

Kalr Marx: Pelo instagram @kmfotografo e (87)99603 – 4653 whatsapp.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...