terça-feira, 31 de julho de 2018

NÃO FOI NO FESTIVAL EM APOIO AO EX-PRESIDENTE, NO RIO: Vídeo do cantor que disse que Jesus era bicha em Garanhuns vira Fake News nacional contra Lula

Usuário do Facebook 'adaptou' legenda para inventar que declaração aconteceu no Festival Lula Livre. Na verdade, ela foi dada em festival em Garanhuns


Com informações de Veja.com

Circula no Facebook desde o último sábado, 28, um boato propagado por uma postagem segundo a qual um cantor declarou, de cima do palco do Festival Lula Livre, que “Jesus é travesti, sim; Jesus é transexual, sim; Jesus é bicha, sim”. O festival, que aconteceu no sábado no Rio de Janeiro, foi organizado para protestar contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reuniu, segundo os organizadores, 5.000 pessoas, com shows de nomes como Chico Buarque e Gilberto Gil.

A legenda do post diz: “O nível do festival Lula Livre – nas palavras do esquerdista: Jesus é travesti sim; Jesus é transexual sim; Jesus é bicha sim – Essa é pra você que é cristão e pensa em votar no pessoal da esquerda!!!” (veja abaixo).

Feita por um eleitor carioca do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ), a publicação é acompanhada de um vídeo, assistido cerca de 21.000 vezes até agora só nesta postagem.

No vídeo, o homem sobre o palco diz ao microfone, de fato, que “Jesus é travesti, Jesus é transexual sim, Jesus é bicha sim”. Ele, no entanto, não estava participando do Festival Lula Livre.

A legenda que reclama da manifestação e inventa que ela aconteceu no ato em apoio a Lula foi, na verdade, retirada de outra postagem no Facebook e adaptada.


A informação sobre o “festival garanhuns” procede. Com o indício fornecido pela página de apoio a Jair Bolsonaro, é possível descobrir, por meio de pesquisas elementares na internet e no próprio Facebook, que o palco em questão é o do Festival de Inverno de Garanhuns, cidade onde o ex-presidente nasceu, em Pernambuco, e não o do Festival Lula Livre, no centro do Rio de Janeiro.

O vídeo mostra o cantor recifense Johnny Hooker protestando em defesa da peça teatral O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, que retrata Jesus como transexual e havia sido censurada pelo governo de Pernambuco no festival. Uma decisão da Justiça estadual acabou determinando, no último dia 24, a reinserção da peça no evento.

Como se vê a seguir, na página oficial do Festival de Inverno de Garanhuns no Facebook, Johnny se apresentou no sábado 28, mesmo dia em que as imagens com suas declarações passaram a circular nas redes sociais – e, como visto, gerar boatos.


Outro elemento a indicar que o protesto do cantor não foi feito no festival em apoio a Lula, no Rio, mas na cidade do Agreste pernambucano, é percebido no canto direito inferior do vídeo. Ali se vê a logomarca da TV Pernambuco, canal estatal que transmitiu as apresentações do Festival de Inverno de Garanhuns.

É absolutamente falsa, portanto, a versão de que o cantor deu as declarações durante o Festival Lula Livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...