sábado, 30 de dezembro de 2017

FERRUGEM, ABANDONO E ATÉ PERIGO DE SE FERIR: Paradas de ônibus em Garanhuns; proteção ou risco aos usuários?

Parada de ônibus na Massaranduba em setembro

Vamos começar esta publicação fazendo um reconhecimento a atual gestão municipal. Antes de Izaías nem parada de ônibus tinha e o prefeito tem o mérito de ter implantado essa importante melhoria na nossa infraestrutura urbana. Mas é preciso conservar essa conquista para não deixar que, o que foi concebido para proteger, se torne um transtorno e risco para aqueles que utilizam o transporte público em Garanhuns. O que se percebe é que alguns abrigos são bem cuidados e outros, a maioria nos bairros da periferia, estão abandonados com o ferrugem comendo. 

Na Vila do Quartel, por exemplo, faz uns dois ou três anos que um ônibus derrubou a principal parada de ônibus da comunidade e o amontoado metálico está lá, ainda do mesmo jeito que ficou, imediatamente após a batida. (ver foto abaixo)
Parada de ônibus na Vila do Quartel
Em setembro noticiamos, aqui mesmo no V&C, o total descaso para com uma parada de ônibus em estado deplorável no bairro da Massaranduba. Tão ruim, mas tão ruim que a população, que precisa utilizar o local diariamente, preferia esperar o transporte público fora do local, exposta a sol e chuva. (ver acima)

Vem de um morador do bairro Indiano outra reclamação gravíssima referente às paradas de ônibus. "Ontem de manhã estava esperando a lotação na Avenida Duque de Caxias e sentei no abrigo e senti algo machucando minhas costas. Quando virei nem imaginava que tinha vidro  e vi dois pedaços de vidro grandes,  quebrados pontiagudos e afiados que estavam pendurados. Por sorte não me cortei e me feri gravemente. O risco maior é de uma criança se cortar", disse o morador, que fez uma imagem da situação do abrigo e nos enviou. (ver foto abaixo)


Parada de ônibus na Cohab I
pedaço de vidro põe em perigo usuários
Já uma senhora que sempre pega ônibus no ponto final da Praça Irmãos Miranda, no centro, se queixou que a cobertura está deteriorada faltando pedaços permitindo a entrada dos raios do sol."Estou me tratando de um câncer de pele e não posso levar sol, por isso sofro," frisou a usuária. 

Cerca de 150 paradas de ônibus foram instaladas em Garanhuns em junho de 2014. A ideia era proporcionar abrigo e proteção nos mais de 243 pontos de ônibus do município. As paradas de ônibus possuem 3m20cm de comprimento e uma altura de 2m60cm. Todas elas são cobertas e disponibilizam quatro assentos. Existe, ainda, um assento especial com acessibilidade para pessoas com deficiência. 
Ponto final do centro
Uma empresa comercializa e arrecada recursos com propagandas nos abrigos metálicos, mas não se sabe ao certo a quem compete a manutenção e conservação das paradas. Em todo caso, mesmo sendo de responsabilidade da empresa ao qual a cessão foi feita, cabe ao Governo Municipal a fiscalização e o fiel cumprimento do contrato. Aos usuários, resta zelar pela conservação do patrimônio público para que este continue servindo a quem depende diariamente do transporte público em Garanhuns.

Parada de ônibus perto do mosteiro
 em 2015 foi alvo de pichação e vandalismo



O Portal V&C está à disposição do Governo Municipal e da empresa que explora publicidade nos abrigos metálicos para prestar os esclarecimentos necessários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...