quarta-feira, 15 de março de 2017

INCENTIVO AO ESPORTE: Prefeitura de Garanhuns cria projeto que concede bolsa de um salário mínimo a atletas e paratletas do município


Quando o poder público, de forma organizada, transparente e com bom planejamento, resolve investir no fomento ao esporte, seja de que modalidade for, os resultados geralmente são excelentes. Isso ficou provado na Olimpíada Rio 2016 quando os atletas patrocinados pelo Governo Federal, através das Forças Armadas, conquistaram 13 das 19 medalhas brasileiras nos jogos. Na experiência bem sucedida desenvolvida pela Marinha, Exército e Aeronáutica, os atletas de alto rendimento eram incorporados em uma das três forças e, na caserna, recebiam, salário, estrutura para treinar, e sobretudo valorização profissional.

Em Garanhuns, a exemplo de outros municípios, uma experiência parecida, guardada as devidas proporções, começa a germinar. É que o Governo Municipal encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei Nº 006/2017 que cria a Bolsa-Atleta, uma nova política de incentivo aos atletas e paratletas de Garanhuns. A ideia é valorizar e apoiar os atletas amadores mediante a concessão de uma bolsa remunerada, além de incentivo material para que estes representem a cidade em competições regionais e nacionais, elevando o nome de Garanhuns no cenário esportivo de Pernambuco, do Nordeste e do país.

A prioridade do projeto é para atletas de modalidades olímpicas e paralímpicas, mas outras categorias poderão ser contempladas, após análise.  A Bolsa-Atleta será de um salário mínimo por mês, pelo prazo de um ano, observando o limite definido na Lei Orçamentária Anual. O dinheiro deve ser usado para cobrir gastos com o treinamento e competições oficiais e o contemplado terá que prestar contas mensalmente do valor recebido.

Para pleitear a Bolsa-Atleta o interessado deve, entre outras coisas, ter no mínimo 15 anos, estar matriculado em instituição de ensino pública ou privada, ou ter concluído o ensino médio, e estar vinculado a alguma entidade de prática desportiva registrada.  A concessão do Bolsa Atleta deve ser requerida na Secretaria de  Juventude, Esportes e Lazer de Garanhuns, que deve abrir as inscrições tão logo o importante projeto seja sancionado pelo prefeito Izaías Régis. No dia de hoje, a iniciativa foi aprovada por unanimidade em primeiro turno na Câmara Municipal, resultado que deve ser mantido na segunda votação. Ainda de acordo com o resumo, a bolsa só será concedida em razão de existência de disponibilidade orçamentária e financeira do Município de Garanhuns.

Louvável a iniciativa da prefeitura. Se sem incentivo público, nossos atletas já fazem bonito em competições regionais e nacionais, com essa ajuda, que não se resumirá, temos certeza, somente ao dinheiro, mas ao apoio psicológico, de material e de estrutura, o esporte de Garanhuns crescerá ainda mais.  Como a própria apresentação do Projeto de Lei ressalta, a formação de atletas eleva a auto-estima e, em alguns casos, substitui uma vida de vícios por uma convivência saudável somente encontrada na prática desportiva. Com o Bolsa-Atleta, a Prefeitura marca um gol de placa na busca por uma melhor socialização dos nosso jovens, além de promover cidadania, lazer e qualidade de vida à população.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...