quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Resgate do carnaval de rua de Garanhuns atraiu bom público aos bairros do Magano e Boa Vista


A folia de Momo, encerrada na última terça-feira com uma festa multicultural na Boa Vista, foi marcada pela consolidação do resgate do carnaval nos bairros de Garanhuns. Quem compareceu ao polo da Boa Vista pôde contemplar extasiado agremiações folclóricas, cortejos e diversas apresentações culturais. "Esse leque diversificado de opções fizeram as pessoas descobrirem que nosso carnaval é a maior festa popular e democrática que há no no estado pernambucano sempre devassando a cultura popular, desmitificando carnavais com celebridades regionais ou nacionais e valorizando artistas locais e movimentos culturais regionais com extrema beleza e alegria", afirmou  Ana Paula Ferreira", diretora da AP Produções, que participou do evento. 

 Segundo Cirlene Leite, secretária de Cultura de Garanhuns, esse resgate do carnaval de rua e nos bairros iniciou-se em 2014 e vem se consolidando a cada ano.  A intenção é justamente resgatar as tradições populares, rompendo com hegemonia das imposições massivas e demonstrando a valoração da cultura como um todo, seja popular ou de massa

Como publicado anteriormente, o carnaval de rua em Garanhuns se concentrou em dois bairros, Magano e Boa Vista, onde, por 4 dias, os foliões se divertiram dançaram e sorriram, brincando pacificamente em um carnaval marcado pela paz.  Na terça, a Boa vista ficou repleta de famílias e a sociedade se fez presente para brincar em nosso carnaval. O cantor e ator Marcelo Francisco abriu os trabalhos com um Tributo a Netinho intitulado de "Em qualquer Estação". Produzido pela AP Produções, o show, foi uma abertura digna de uma finalização carnavalesca animada, contagiante e nostálgica. Na apresentação, o versátil Francisco relembrou os sucessos que embalaram a saudosa Garanheta que teve Netinho como um de seus maiores expoentes. Marcelo Francisco encerrou sua apresentação animando o público com músicas de Ivete Sangalo, Cláudia Leite e Anita. Por último fez uma linda homenagem a Pernambuco cantando um frevo gravado por Alceu Valença.

Logo após Marcelo, o Boi Maracatu e a Cobra da Bixiga Lixa desfilaram pelas ruas do bairro. A brincadeira que surgiu em Arcoverde conta com os bonecos gigantes, feitos de isopor, que encantaram as crianças presentes.  O Bloco do Cras também agitou a Boa Vista, com direito a orquestra, o grupo dançou ao som dos grandes hinos do carnaval. Quem se destacou foi a ala da terceira idade, composta por idosos do município de Iati, mostrando que não há idade para curtir a brincadeira. Encerrando a programação do Carnaval 2016, a cantora garanhuense Kiara Ribeiro fez a festa do público. Com um repertório repleto de clássicos do axé music e sucessos da atualidade, a artista encerrou o evento que garantiu a folia dos moradores do Magano e da Boa Vista.


Texto: Ana Paula Ferreira

PARA SABER MAIS SOBRE O CARNAVAL EM GARANHUNS, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger