terça-feira, 19 de maio de 2015

Prefeitura de Garanhuns surpreende, pede auditoria Especial ao TCE e resultado final de seu concurso pode levar anos para ser divulgado


O concurso da Prefeitura de Garanhuns virou uma novela com ares de drama mexicano. 22 mil candidatos fizeram a prova dia 29 de março último para concorrer às 253 vagas do certame, mas denúncias de vazamento antecipado no site da empresa organizadora atrasou a divulgação do resultado final, que deveria sair dia oito de maio. Uma investigação do Ministério Público local apontou que não houve vazamento de gabaritos, entretanto, um pedido de auditoria especial feito pela prefeitura ao TCE pode atrasar e muito a divulgação da lista de aprovados que, com o sinal verde do promotor Domingos Sávio, pensava-se que sairia ainda esta semana. 

Em nota, o Governo Municipal de Garanhuns afirma que sempre teve a inteira convicção da lisura do processo coordenado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco – IAUPE, mas disse que solicitou uma Auditoria Especial ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – TCE/PE para que seja dirimida toda e qualquer dúvida em face da decisão anterior do Ministério Público de Garanhuns que pediu o adiamento do resultado do Concurso Público.

Ainda segundo a nota, a decisão foi tomada em respeito a todos os envolvidos com o concurso, sejam os profissionais responsáveis pela elaboração do mesmo, que foram expostos à suspeição, bem como aos candidatos que acreditaram e se inscreveram almejando a inserção no serviço público municipal.

Em entrevista ao jornalista Marcelo Jorge, o prefeito Izaías Régis afirmou que sempre confiou na capacidade técnica do IAUPE para organizar o concurso e que a representação dos dois denunciantes que levaram o caso de suposto vazamento antecipado de gabaritos à apreciação do Ministério Público, provocou um desgaste tanto para o IAUPE quanto para a prefeitura. Ele ainda disse ao radialista que o resultado final do concurso só sairá quando o TCE terminar a auditoria.  "Não vamos aceitar só o Ministério Público dizer que está tudo ok. Temos uma satisfação a dar à população, porque dá a entender que fizemos o concurso para beneficiar alguém". disse Izaías. Perguntado quando seria divulgado a lista de aprovados, o prefeito afirmou que vai depender de quando o TCE conclua a auditoria. "Não posso precisar uma data. O Tribunal pode até passar anos para dar o resultado. Não estou dizendo com isso que demore anos, mas pode até passar, portanto, eu vou esperar o resultado da auditoria", encerrou.  

Do V&C: Quem acompanha as decisões do TCE sabe que auditorias dessa envergadura podem levar anos para sair. Basta ver um feita pelo TCE em um processo de seleção simplificado organizado pela AESGA em 2009 e que somente agora foi divulgado como sendo legal. Em se confirmando a decisão da Prefeitura de só divulgar o resultado após chancela do TCE no processo, a publicação da lista de aprovados no concurso pode atrasar talvez até em anos frustrando a expectativa de cerca de 22 mil candidatos que realizaram as provas em março.

É salutar que se faça sim este processo junto ao Tribunal de Contas do Estado, mas que não se condicione isto à divulgação do resultado final do concurso já que o Ministério Público e o IAUPE comprovaram a lisura do certame. 

A decisão também provoca certo desgaste entre o prefeito de Garanhuns e o Ministério Público. Ora, nenhum órgão gosta de ver seu trabalho ignorado, e a intenção do próprio IAUPE, publicada em seu site, era de divulgar o resultado imediatamente após conclusão das investigações da promotoria de Justiça e Defesa da Cidadania de Garanhuns.  A NOVELA CONTINUA, PARA DESESPERO DOS CONCURSEIROS


Para ouvir a entrevista de Izaías Régis AQUI

Um comentário:

  1. Brincadeira viu! Não teria tudo isso forjado desde o começo? Pois concursos municipais ao longo dos anos estão desacreditados, sera q vai ter que ter regulamentação federal pra suprimir esses desaforos? Esses desrespeitos? Garantir a lisura via TCE coisa nenhuma! É safadeza mesmo! Quanto mais contratados melhor pra campanhas eleitorais!!

    ResponderExcluir

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...