quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Monumento Rosa dos Ventos em Garanhuns está totalmente abandonado


Mato esconde base do monumento Rosa dos Ventos em Garanhuns
Quem chega a Garanhuns pela PE-177 logo se depara com ele, mas, o que tinha tudo para ser um dos mais belos cartões postais da cidade, logo se torna motivo de decepção. O monumento Rosa dos Ventos, projetado pelo arquiteto Armando Holanda e construído em 1970 às margens da PE-177 em Garanhuns, está totalmente abandonado, tomado pelo mato, sujeira e muito descaso.

O turista que, "mesmo assim", quiser chegar perto da bela estrutura de 12 metros de concreto contorcido enfrentará uma considerável dificuldade a começar pelo acesso que não é identificado. Se conseguir ter a sorte de acertar a entrada, o visitante vai se deparar com muito lixo e mato espalhados por todo o perímetro do monumento. Ele não terá onde sentar-se pois os bancos são sujos e cobertos pelo matagal. A grande base de cimento que serve como pavimento está toda deteriorada e a pintura das colunas descascada. 

Com tantos problemas, somente uma completa revitalização devolveria a vida e a beleza que outrora já fizeram parte da Rosa dos Ventos, mas, enquanto isso não acontece, se é que vai acontecer um dia, uma roçada de mato com quatro homens bons de capina seria um paliativo e pelo menos facilitaria a vida dos garanhuenses e turistas que, em que pese a total falta de cuidado do poder público com a conservação deste patrimônio arquitetônico do município, se arriscam em visitá-lo para fazer um selfie em meio a galhos, espinhos, sujeira e até animais peçonhentos, tudo para contemplar, registrar e valorizar a imponência majestosa do belo monumento. Apelamos à Prefeitura de Garanhuns  para que, pelo menos, destine uma turma de capinadores até o local. Não custa nada e nem precisa de recursos ou licitação. GARANHUNS E SEUS TURISTAS AGRADECEM

CONFIRA MAIS IMAGENS FEITAS EM 11/02/2015
Rosa dos Ventos em Garanhuns
Rosa dos Ventos e do mato


O que restou dos bancos


Beleza das duas colunas contrasta com o mato e abandono

Base do monumento coberta por muito mato


Entrada para o monumento: abandono latente


Pintura das duas belas colunas retorcidas está descascada








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...