quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Professor Pedro Falcão é eleito novo reitor da UPE

Pedro Falcão vai dirigir a UPE de 2015  a 2018

O ex-diretor do campus da UPE em Garanhuns, professor Pedro Henrique de Barros Falcão, foi eleito novo reitor da UPE para um mandato de 4 anos (2015 a 2018). Ele substituirá Carlos Calado, no cargo desde 2007. A votação foi realizada durante todo o dia de ontem (30/09) e aconteceu em todas as unidades de ensino e também nos hospitais que compõem a instituição. Votaram estudantes, servidores técnicos-administrativos, professores e membros da carreira do magistério superior em exercício efetivo na UPE.   A companheira de chapa de Pedro, Socorro Cavalcanti, será a vice-reitora.

As chapas derrotadas eram compostas pelos  professores Emanuel Dias e Pedro Alcântara e Belmiro Cavalcanti e Mauro Barros. O novo reitor tem uma ligação estreita com a Cidade das Flores. Natural de São João, foi vice-diretor em dois mandatos no campus da UPE em Garanhuns e diretor por outros dois mandatos. Os números finais da apuração serão divulgados neste dia 02 de outubro. 
Chapa vitoriosa foi composta por Pedro e Socorro

BIOGRAFIA 
Pedro Henrique de Barros Falcão é natural de São João – PE. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestre em Ciências na área de Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Foi Presidente do Conselho Regional de Biologia da 5° Região. Professor adjunto com dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco (UPE), foi vice-diretor em dois mandatos do campus da UPE em Garanhuns (1997 a 2001 e de 2001 a 2005), diretor por dois mandatos dos campi da UPE em Garanhuns, Caruaru, Salgueiro (2005 a 2009 e de 2009 a 2013), quando ajudou a implantar os campi da UPE em Arcoverde e Serra Talhada. Foi Pró-Reitor de Administração da UPE (Proadmi) e Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, cargo do qual se desligou para disputar a reitoria da Universidade de Pernambuco.

Pedro, Socorro e eleitores comemoram vitória na Reitoria da UPE no Recife
(créditos/foto: Ronaldo César)

Um comentário:

  1. Parabéns, Prof. Pedro Falcão! Parabéns, comunidade acadêmica que, sem dúvidas, terá um grande Reitor!
    Conheço o Prof. Pedro Falcão de perto e sei o quão competente, dedicado, ousado e persistente é, quando se trata de inovação e busca de melhorias no campo educacional. E não restrinjo esse campo apenas ao acadêmico, pois, testemunhei de perto a ousadia de Pedro em propor um dos primeiros cursos de formação de professores em nível superior, atendendo a necessidade de qualificação desses profissionais em serviço, conforme prevê a LDB-9394/96.
    Isso mesmo, Pedro Falcão foi o principal articulador do Programa de Graduação em Pedagogia – PROGRAPE, da UPE, um dos primeiros criados pelas IES e que possibilitou certamente alguns milhares de professores, acessarem a universidade e terem a formação que, com a restrição de vagas e investimentos nas universidades públicas, na época e antes do ENEM e outros programas da área, ainda era privilégio de poucos. São João, nosso município, foi um dos primeiros a acreditar e apoiar essa ideia, a qual nos oportunizou, por meio de convênio com a UPE-Campus Garanhuns, a formação de mais de 100 dos nossos professores que atuavam na rede municipal (Ed. Infantil e anos iniciais do EF) e ainda não tinham a formação em pedagogia, além da ampliação de oportunidades de acesso à pos-graduação, que tbm teve grande expansão em suas gestões e por meio de suas articulações. Enfim, congratulamo-nos com Vc, Pedro, demais profissionais da UPE, colegas - ex. alunos e alunos dessa grande comunidade educacional, por mais essa conquista e desejamos sucesso em mais essa tarefa, que certamente trará grandes contribuições à educação em Pernambuco e ao Brasil!

    ResponderExcluir

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...