domingo, 5 de agosto de 2012

Eleições 2012: Como escolher um candidato?


Muitos eleitores costumam decidir seu voto a partir da qualidade do marketing que é feito pelo candidato durante as campanhas eleitorais. Se certa propaganda é empolgante, sensacionalista, convence facilmente aqueles que não são criteriosos na hora de escolher um político. Mas acreditamos que essa seja a forma mais ingênua para que se decida a quem entregar seu voto. Para se escolher um bom candidato, precisamos acima de tudo sermos bons eleitores.

Vamos citar alguns pontos que são extremamente importantes para que possamos tomar uma decisão consciente e acertada a respeito de nosso voto.

1- CONHECER A HISTÓRIA DOS CANDIDATOS NOS QUAIS VOCÊ ESTÁ INTERESSADO EM VOTAR
O passado é extremamente importante para analisar o perfil do aspirante ao cargo público. Se ele for corrupto, mentiroso ou responde a algum processo por improbidade administrativa, não vote.

2- PESQUISAR O PLANO DE GOVERNO
As propostas são extremamente importantes para saber como será o governo em questão. O futuro depende das intenções do governante.

3- ACOMPANHAR AS NOTÍCIAS DA CAMPANHA ELEITORAL E LEVAR EM CONTA AS OPINIÕES DOS CANDIDATOS FRENTE ÀS SITUAÇÕES DO BRASIL E DO MUNDO
O que o candidato pensa a respeito de um determinado assunto mostra sua individualidade e seu posicionamento frente às questões do Brasil e do Mundo.

4- DESCONSIDERAR (EM PARTE) A PROPAGANDA ELEITORAL NO RÁDIO E NA TV
Neste caso, o eleitor não deve se deixar levar pelo apelo emocional, imagens bonitas e grandes feitos do passado, pois os publicitários usam de artimanhas nestas propagandas para sensibilizar o eleitorado.

5- ASSISTIR AOS DEBATES
Os debates são onde os candidatos estão livres para expor o plano de governo e opiniões diversas, sem textos, sem cortes de vídeo, portanto é mais próximo da realidade do que a propaganda eleitoral.

6- LEVAR EM CONTA O CANDIDATO A VICE, O PARTIDO E A EQUIPE DE GOVERNO
Todo governante não está sozinho ao exercer o seu mandato. Aquele ditado tem razão: "Diga-me com quem andas que te direi quem és".

7- NÃO VOTAR NOS CANDIDATOS QUE FALAM MAL DOS CONCORRENTES
Quem fala mal dos outros quer esconder as suas próprias falhas. Descarte os candidatos que só querem manchar a imagem dos demais, pois este demonstra ser desonesto e mau-caráter ao querer vencer as eleições enxovalhando o concorrente.

8- DESCONSIDERAR AS PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTO
Pesquisa serve apenas para nortear os candidatos na estratégia de propaganda. Não leve em conta a colocação nas pesquisas, já que tudo pode mudar a cada instante.

9- NÃO ACHAR QUE O SEU VOTO É PERDIDO
Não seja "Maria-vai-com-as-outras", faça a sua análise e escolha o candidato que achar conveniente ao cargo.

10- NÃO VENDER O SEU VOTO E NÃO VOTAR NO CANDIDATO QUE COMPRA VOTOS
O pior candidato e eleitor é o corrupto. Se a corrupção começa antes da eleição, imagine durante o mandato.

Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...