sexta-feira, 29 de março de 2024

CAGED:Pernambuco cria 2,1 mil empregos em fevereiro e mantém saldo positivo

 


No segundo mês de 2024, Pernambuco obteve, mais uma vez, saldo positivo de empregos formais. Com 2.145 novas carteiras de trabalho assinadas em fevereiro, o Estado é o terceiro maior gerador de empregos do Nordeste. Também houve aumento no salário médio de admissão, que cresceu 2,27% em relação a janeiro, custando R$ 1.905,25. 

As informações são do Novo Caged, divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “Manter o saldo de empregos positivo é uma demonstração importante de que Pernambuco continua movimentando a economia e abrindo oportunidades. Além disso, os dados indicam uma melhora na qualidade desses empregos, visto que o salário médio teve um aumento real, estando acima da média do Nordeste. O salário médio pago no nosso Estado em fevereiro é o segundo maior da região”, afirma a titular da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), Amanda Aires. 


O resultado positivo de janeiro no Estado foi puxado pelos setores de Serviços (5.057) e da Construção (682). No primeiro ramo, vale destacar o desempenho da categoria classificada como “Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas”, responsável pelo saldo de 1.839 novas contratações. 

Ainda dentro desta, destacam-se as “atividades administrativas e serviços complementares”, que contrataram 1.746 novos funcionários. 

O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...