terça-feira, 23 de maio de 2023

Vereadora critica alto índice de desclassificação de artistas que se cadastraram para participar do FIG 2023;

 


A seleção dos artistas que vão se apresentar no Festival de Inverno de Garanhuns de 2023 foi criticada pela vereadora da cidade do Recife, Cida Pedrosa, do (PCdoB). Segundo ela, um número maior de artistas que se candidataram não foram aprovados no edital. 

Na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (23), ela apontou que atrações como: o Bloco da Saudade, a banda Nação Zumbi e o cantor Geraldo de Azevedo, não foram habilitados. “Nós que entendemos a cultura como elemento estruturador do município, do estado e da União, não vamos aceitar isso”, disse

Segundo a vereadora Cida Pedrosa, 71% dos artistas que se candidataram foram inabilitados neste ano. “Todos os anos, normalmente são inabilitados entre 25 e 30% daqueles que se candidatam a participar do maior festival que temos no estado. Neste ano, foram 71%. O Bloco da Saudade, Maracatu Almirante do Forte, Ciranda Santana, Flor da Lira. Essas são agremiações que fazem parte da nossa identidade cultural e foram inabilitados. Ou seja, não poderão participar do FIG, assim como Geraldo Azevedo, Mestre Ambrósio e Nação Zumbi”, relatou. 

A parlamentar afirmou que o Conselho de Cultura tem como função debater as decisões com a sociedade civil e o Poder Público. “Mas lá no Conselho Estadual de Cultura não está acontecendo esse diálogo e estamos aqui para denunciar”, apontou. Ela exaltou que o governo federal vem destinando verba para a cultura. “O presidente Lula coloca a cultura como elemento estruturador da economia e do desenvolvimento do Brasil, porque 6% do Produto Interno Bruto (PIB) vem da cultura”, informou. 



ALGUNS ARTISTAS QUE TIVERAM SUA PROPOSTA DESCLASSIFICADA PELO EDITAL DA FUNDARPE

ADILSON RAMOS

ALCYMAR MONTEIRO

JORGE ARAGÃO

CEZZINHA

DURVAL LELYS

ELBA RAMALHO

FAFÁ DE BELÉM

GERALDO AZEVEDO

AVE SANGRIA

DEVOTOS

KARYNA SPINELI

MARCELO D2

MARCELO FALCÃO

MARCELO JENECI

MARYANA AYDAR

NAÇÃO ZUMBI

NANDO AZEVEDO

OTTO

PETRÚCIO AMORIM

QUINTETO VIOLADO

SAGRAMA

SANTANNA O CANTADOR

TIERRY

WALDONIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...