quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Mulher grava vídeo e reclama de suposto banheiro unissex dentro de instalações do Sesc em Garanhuns




Um vídeo gravado dentro do Centro de Produção cultural do Sesc, aqui em Garanhuns, vem causando polêmica . Nas imagens uma mulher mostra um suposto banheiro unissex dentro das instalações do Sesc. 

"Eu não sou preconceituosa, mas não sou a favor disso. Eu sou a favor da família. Uma criança não pode tá no banheiro que tem um homem", diz a mulher.

Nas imagens é possível ler o que tem escrito na porta do banheiro 


"Todas as pessoas podem usar esse banheiro, independentemente da identidade ou expressão de gênero, raça, credo ou classe social, trans, cisgênero, hetero, bi, gay, assexual , branca , negra, com deficiência, magra, gorda, alta, baixa, pobre, rica. A mensagem se encerra com os dizeres: Você pode ser o que você quiser."

 Compartilhado principalmente no twitter o vídeo tem servido de munição para apoiadores de Bolsonaro contestar a eleição de Lula. O petista foi alvo de fake news na campanha e uma das notícias dizia que se Lula fosse eleito implantaria o banheiro unissex em escolas, o que não é verdade . 


“Agora, inventaram a história do banheiro unissex. Ô, gente, eu tenho família, eu tenho filha, eu tenho netas, eu tenho bisneta. Só pode ter saído da cabeça de Satanás a história de banheiro unissex, "disse o presidente eleito na época da campanha.

Envolto em polêmica por se referir a costumes, já existem cidades onde leis municipais foram criadas para proibir a instalação de banheiros unissex, como Juiz de Fora MG, por exemplo.  

Ja a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) disse na época da polêmica envolvendo Lula e os banheiros unissex que instalação desses equipamentos não é  e nunca foi uma demanda real de pessoas trans ou NB (não-binárias) e que defende que pessoas trans possam sim usar, de forma segura, o banheiro de acordo com sua identidade de gênero autodeclarada devendo  existir banheiros sem marcação de gênero ou multigênero de uso "individual" e não coletivo como em aviões e ônibus, por exemplo.

O portal procurou contato com o Sesc através de uma de suas assessorias de imprensa, mas até o fechamento desta publicação não havia obtido resposta

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...