terça-feira, 25 de outubro de 2022

Veja as dicas e cuidados necessários evitar acidentes com energia elétrica na sua casa; no Recife menina de 15 anos morreu após receber choque elétrico

 


Uma adolescente de 15 anos morreu após levar um choque elétrico dentro de casa, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. O caso ocorreu no domingo (23) 

  

  De acordo com testemunhas, a menina estava conectando um ventilador à tomada, quando recebeu a descarga elétrica. Identificada como Emily Vitória, ela morava na comunidade do Alto da Macaíba, no bairro da Pista Preta.


Tia de Emily, a dona de casa Severina Ulisses disse que a menina pisou numa extensão que estava vazando corrente elétrica.


Baseado nesta triste notícias o Portal V&C resolveu separar algumas dicas e cuidados recomendados pela Neoenergia para que você tenha segurança no uso da energia elétrica dentro de sua casa, evitando acidentes fatais como o  de Emily.


De acordo com a Neoenergia, o ambiente doméstico pode oferecer alguns riscos no uso da energia elétrica. Muitos acidentes em casa, no entanto, poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção. Toques acidentais na fiação durante reformas e construções e uso de benjamin ("T") com vários aparelhos conectados na mesma tomada, são apenas algumas das situações que podem levar a acidentes graves e até fatais. 

CUIDADOS:

1. A primeira ação, e a mais básica, é manter as crianças longe de qualquer objeto que possa levar a um choque elétrico. No caso das tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, considerados ótimos condutores de eletricidade. Usar o “T” (benjamim) e extensões de maneira definitiva também é perigoso, além de sobrecarregar as tomadas, pode causar curtos-circuitos e incêndios

 

2. Ao ligar e desligar equipamentos eletrônicos da tomada, como videogames e computadores, o adulto deve estar presente para realizar a ação, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. É necessário observar se a fiação está em boas condições antes de utilizar qualquer aparelho. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada, caso contrário, pode representar perigo de choque elétrico.


SMARTPHONES E TABLETS

ATENÇÃO: O recomendado é não utilizar esses aparelhos durante o carregamento, nem mesmo de forma breve e pontual.

ALERTA PARA AMBIENTES MOLHADOS

A água é um conhecido condutor de energia, assim como o metal. Por isso, algumas atitudes precisam ser seguidas em ambientes molhados ou no uso de eletrodomésticos. Entre as orientações, está a de não utilizar a geladeira com os pés descalços e jamais manter contato com qualquer tipo de eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado. 

Em toda residência, é necessário observar se existem fios expostos ou descascados, mas isso merece atenção especial em instalações elétricas de casas de praia ou de campo, já que se costuma circular mais livremente pelas áreas. Com isso, é importante garantir que exista um DR (Disjuntor Diferencial Residual) instalado e funcionando.

Além disso, apenas pessoas capacitadas devem ter acesso a instalações de bombas d´água elétricas e casas de máquinas de piscinas. Em locais com quadros de energia e subestações internas (mais conhecidas como casas de força), só os responsáveis pela manutenção das instalações elétricas dos prédios e condomínios, ou seja, profissionais qualificados, podem ter acesso a essas áreas. A recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica.


EM CASO DE ACIDENTES

Em casos de acidentes com energia elétrica dentro de casa, providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192) e desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral. É importante lembrar que não se deve tocar na vítima ou no fio elétrico sem saber se estão desligados.


DISPOSITIVOS QUE VOCÊ PRECISA TER EM CASA

Alguns dispositivos que você pode ter em casa, garantem mais segurança e podem evitar choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios:

Aterramento elétrico

DPS (Dispositivos de proteção contra surtos)

DR (Dispositivo Diferencial Residual)

Disjuntor Termomagnético

ATENÇÃO


Ao fazer a instalação ou reparo elétrico, é necessário contratar um profissional certificado para realizar a atividade. Ao realizar a compra de componentes como fiação, tomadas, disjuntores, entre outros objetos ligados à parte elétrica, certifique-se de que esses possuem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Produtos sem esse certificado podem oferecer, posteriormente, riscos de choques, curtos-circuitos e problemas com o consumo.



Emily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...