segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Resultado das urnas destrói credibilidade dos institutos de pesquisa; Portal V&C não publicará mais tais levantamentos

 


Algo de muito errado acontece no reino dos institutos de pesquisa, em especial nos dois mais conhecidos. Datafolha e IPEC. Eles erraram várias projeções para governos estaduais senado e a principal delas, erraram a votação de Bolsonaro no 1º turno, levando o presidente a falar logo após a divulgação do resultado que uma mentira foi desmascarada. Vitima do erro dos institutos, Bolsonaro tem razão em reclamar.  

IPEC ERROU

Na última pesquisa IPEC, divulgada no sábado, 01 de outubro,  Bolsonaro tinha 37% das intenções de voto. Com a margem de dois pontos pra baixo ou pra cima, o presidente poderia ter até 39%.  Nas urnas, neste domingo, 02 de outubro, teve 43, 20%, uma diferença de 4,20%. É um erro gritante.

DATA FOLHA ERROU

Bolsonaro obteve 43, 20 % dos votos válidos na eleição presidencial, como já dissemos, enquanto a pesquisa do Datafolha divulgada na véspera da eleição, com 12.800 entrevistados em 310 municípios brasileiros, captava 36% , com a margem de erro ele só poderia ir a 38%. Teve 43%, um erro de 5% percentuais. É muito voto.


ERRO GIGANTE DO IPEC PARA O GOVERNO DE PE

Erro também absurdo na disputa pelo Governo do estado de Pernambuco. O IPEC em sua última pesquisa apontava que Marília teria 38% dos votos. Teve 24%, um erro de, acreditem, 14 pontos percentuais. 


OUTROS ERROS EM OUTROS ESTADOS

No Mato Grosso do Sul, o Ipec divulgado na véspera da eleição colocava André Puccinelli (MDB) com a maior intenção de votos, mas ele acabou nem indo ao segundo turno

No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) aparecia com 40% dos votos válidos, segundo o Ipec, dez pontos percentuais à frente de Onyx Lorenzoni (PL). No fim, Onyx terminou a apuração à frente, com 37,5% dos votos

No Rio de Janeiro, o Datafolha antes das eleições apontava o governador Cláudio Castro (PL) com 46% e Marcelo Freixo (PSB) com 40%, o que configuraria segundo turno. No entanto, Castro foi reeleito em primeiro turno: recebeu 58,57% dos votos contra 27,38% de Freixo.

Outro exemplo foi São Paulo. Fernando Haddad (PT) era tido como favorito por Ipec e Datafolha, mas Tarcisio ficou a frente com 42,32% dos votos 

Por estas discrepâncias, em respeito ao leitor e a vontade soberana do eleitor,  o Portal V&C não publicará mais nenhuma pesquisa eleitoral nem neste segundo turno e nem em qualquer outro momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...