segunda-feira, 23 de maio de 2022

ALEGOU FRAUDES: São Cristóvão quer que prefeitura realize recadastramento de usuários com direito a gratuidade em onibus urbano em Garanhuns



A empresa São Cristóvão pleiteou junto ao Governo Municipal de Garanhuns um recadastramento dos usuários que tem direito a gratuidade no sistema Municipal de transporte público da cidade. O pedido foi feito na última reunião do  CONSELHO MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTE (CMTT), REALIZADA NO DIA 12 DE ABRIL DE 2022. 

A alegação da empresa é que neste tipo de concessão, atualmente, existe a ocorrência de muitas fraudes.  A São Cristóvão disse que a medida é necessária para evitar um novo aumento na tarifa já que o preço do diesel subiu 24% em Janeiro,logo apos a aprovação do reajuste deste ano.

 "Em 1º de janeiro deste ano foi iniciada a cobrança da nova tarifa na cidade de Garanhuns, no entanto, pouco tempo depois, houve um reajuste inesperado no diesel de 24,9%.  O transporte tem como sua segunda maior despesa o diesel.  Houve um reflexo drástico e o serviço opera de forma precária. A São Cristovão tem mantido diálogos junto ao Presidente da AMSTT no sentido de rever alguns procedimentos em relação a gratuidade do transporte, evitando novo aumento na tarifa. A legislação atual que prevê gratuidade é muito branda, dando espaço para que seja concedida a pessoas que, de fato, não possuem direito a acompanhante e até usufruem de forma equivocada, inclusive vendendo tal benefício a um terceiro, fazendo várias viagens no mesmo dia, sendo tal situação praticada por várias pessoas que detém esse benefício. 

 O sistema de transporte é prejudicado com a gratuidade, sendo necessário fazer um novo recadastramento com novas regras.  Há dez anos na cidade Garanhuns, de cada 10 usuários de transporte, apenas 1,6% destas gozavam da gratuidade, atualmente, de cada 10 usuários, 4 destes gozam da gratuidade, sendo um número grande que interfere diretamente no aumento da tarifa, pois o valor que paga usuário pelo serviço de transporte, engloba a gratuidade dos demais.   A demanda pagante não cobre os custos do serviço de transporte atualmente.  Há muita fraude com relação a gratuidade na cidade de Garanhuns, devendo existir ações para coibir tal situação.  No mês de março, houve 200 mil gratuidades, sendo que 105 mil correspondem a pessoas com deficiência e, destas, metade seria usufruída de forma indevida, ou seja, com fraude", disse o gerente da São Cristovão, Domingos Sá. 

Como esta tratativa ocorreu na reunião de 12 de abril, o portal não conseguiu apurar se houve alguma mudança nesta situação no sentido  de saber se o Governo Municipal vai realizar o referido recadastramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...