terça-feira, 20 de abril de 2021

Escritor autista de Garanhuns lança segundo livro

 




O escritor Cícero Antônio da Silva Neto, de 24 anos, é autista e lançou recentemente o segundo livro, no qual conta a própria história, aborda temas como preconceito e discriminação, e abre espaço para depoimentos de pessoas autistas e seus familiares.

‘Família Autista’, publicado pela editora Brilliant Mind, pode ser adquirido diretamente com o autor pelo Whatsapp (+55 87 99929-1517) ou no Instagram @NetoSilva1504.

“Já sofri bulling, preconceito e agressões por ser autista. E descrevo isso em um poema de cordel. Também coloquei o depoimento do meu irmão, que é autista severo, além de mães e pais que são autistas e têm filhos autistas”, diz o autor.

Cícero mora em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Cursou o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e um ano do ensino médio na rede pública, mas está sem estudar há um ano por causa da pandemia de covid-19.

Com dificuldades para ler e escrever, ele conseguiu colocar as palavras no papel por meio de um aplicativo que transfere áudio para texto. Nesse processo, foi apoiado pelo neurocientista Alas Alvarenga, que também é autista

Com auxílio da ferramenta que transforma áudio em texto no Word, Cícero enviou o material bruto para a editora”, explica Alvarenga. “Ele havia feito contato comigo por meio do Instagram e participou de um congresso que organizo. Foi um dos palestrantes”, explica o neurocientista. “A produção de 100 exemplares do livro foi patrocinada pelo Instituto AutismoS”, conta o especialista.

O livro foi muito bem aceito e nosso estoque está quase esgotado. Gerou muita curiosidade o fato do autor não ser alfabetizado, mas o conteúdo que ele produziu é importante, tem fragmentos de sua história no ‘cordel encantado do Neto’. Autistas ainda são desvalorizados. É preciso compreender que todos conseguem fazer algo, precisamos centralizar a atenção nessas competências e tirar o foco das limitações”, completa Alas Alvarenga.

Em seu primeiro livro, ‘Autista: Anjo Azul’, Cícero Antônio da Silva Neto teve ajuda da professora Socorro Feitosa, do EJA. A publicação foi impressa por uma gráfica local e lançada oficialmente em 21 de junho de 2019, com evento no Parque Euclides Dourado, na área da Biblioteca Pública Municipal Luiz Brasil, em Garanhuns.

Texto e informações: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...