terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Governo do estado abre licitação de cerca de 2,6 milhões de reais para início da reforma do aeroporto de Garanhuns; segundo projeto, objetivo é que cidade receba voos da Azul com rota para o Recife

 


O Governo do estado, através da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, abriu licitação na modalidade concorrência visando dar início as obras de reforma do aeroporto de Garanhuns, prometidas pelo governador em outubro do ano passado.   Paulo Câmara veio pessoalmente a Garanhuns anunciar e assinar a autorização para que fosse aberto o processo de obras de requalificação do local. A intenção, segundo o próprio governo, é que, tal como Caruaru e Serra Talhada, Garanhuns também receba voos da Azul ligando a cidade à capital, Recife. 

Na concorrência aberta esta semana, a previsão é de que seja licitado cerca de R$ 2 milhões e seiscentos mil reais, dos 3,8 milhões anunciados pelo governador em outubro. Nessa primeira fase, segundo o documento, a licitação será para a restauração do pavimento do sistema de pistas (Pista de Pouso e Decolagem, Taxiway e Pátio de Aeronaves) e sinalização horizontal da área de movimento do aeroporto de Garanhuns. A abertura das propostas ocorre dia 27 de janeiro, no Recife. Bom frisar que a simples abertura de licitação não é garantia de obra iniciada, mas já é um bom indicativo de que essa obra pode finalmente sair do papel e literalmente decolar.

Reforma do aeroporto de Garanhuns visando receber voos da Azul foi anunciada pelo governador pela 1ª vez em 2016


ESTRUTURA DO AEROPORTO ESTÁ DEFASADA 
O Portal V&C visitou o local ano passado e verificou que  o modelo do aeroporto de Garanhuns está bastante defasado e ainda é da década de 80. O problema é grave. Não há sinalização. As faixas da pistas (centrais e laterais) estão apagadas e o mato toma conta do local. O último investimento de recursos feito no aeroporto ocorreu em 1998, 22 anos atrás. 






Com tanta precariedade, o número de pousos foi sendo reduzido ao longo dos anos, estando atualmente em uma média de 12 por mês. A sensação de quem visita as instalações e a pista de pouso é a pior possível e se assemelha a um cenário de um filme de faroeste, tal é o abandono do local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...