terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Covid-19: Índia começa a exportar vacinas amanhã; Governo Federal havia anunciado a aquisição de dois milhões de doses do país asiático, mas Brasil ainda não está na lista

 


O Ministério das Relações Exteriores (MEA) da Índia informou que vai iniciar a exportação de vacinas contra Covid-19 para países parceiros vizinhos nesta quarta-feira (20). As primeiras nações a receber as doses são Butão, Maldivas, Bangladesh, Nepal, Myanmar e Seicheles. O Brasil não está na lista. Semana passada, o Governo Brasileiro chegou a anunciar que iria pegar dois milhões de doses da vacina de Oxford, na Índia. Um avião chegou a ser preparado, mas nunca decolou de solo nacional.

Segundo o The Indian Express, o envio foi organizado de forma a não prejudicar as necessidades internas da Índia. O primeiro-ministro Narendra Modi afirma que novas remessas serão feitas em breve. “

A Índia já iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19. Lá, são utilizados o imunizante criado pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, fabricado pelo Serum Institute, e a Covaxin, produzida pelo laboratório Bharat Biotech.

E o Brasil?

Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, explicou ao Itamaraty que não poderia enviar dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca para o Brasil. 

De acordo com o órgão, “problemas logísticos” decorrentes das dificuldades de conciliar o início da campanha de vacinação indiana com o fornecimento de imunizantes para outras nações atrapalharam o envio. Nesta segunda (18), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que, apesar de ainda não haver “resposta positiva” sobre o envio, isso pode ocorrer ainda nesta semana.

Ainda na segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro recebeu o embaixador indiano no Brasil, Suresh K. Reddy, para uma reunião no Palácio do Planalto. Após o encontro, Bolsonaro disse que o governo “vai atrás” de contratos de vacinas que ainda não foram entregues ao país.

Com informações do Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...