quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Anvisa aprova regras para uso emergencial de vacinas para covid-19

 


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou hoje regras que autorizam o uso emergencial e em caráter experimental de vacinas contra o novo coronavírus. Isso significa que a agência poderá analisar pedidos de laboratórios e conceder ou não autorização temporária para aplicação de doses.

A autorização para uso de vacinas poderá ser concedida desde que sejam cumpridos requisitos mínimos de segurança, qualidade e eficácia. No Brasil são desenvolvidas quatro vacinas em parcerias com laboratórios estrangeiros. Segundo a Anvisa, ainda não há pedidos de registro em caráter emergencial.

O Instituto Butantan, do Estado de São Paulo, começou hoje a produzir a vacina CoronaVac, desenvolvida e parceria com o laboratório chinês Sinovac, e informou que solicitará à Anvisa o uso emergencial. O Fórum Nacional de Governadores também se prepara para entrar hoje com um pedido de aprovação emergencial da vacina da Pfizer, com base na possível breve aprovação do medicamento pela agência reguladora norte-americana, a FDA (Food and Drug Administration).

O registro temporário permite a aplicação de doses da vacina a públicos específicos definidos pelas autoridades sanitárias. Esse tipo de permissão não substituiu o registro sanitário no Brasil, condição necessária para venda de vacinas e aplicação em toda a população. Essas regras aprovadas hoje são semelhantes às adotadas no Reino Unido, onde já ocorre a vacinação de maneira emergencial, e não para toda a população.


DO UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...