sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Quatro meses após primeiro caso, informações divulgadas pelo MPPE mostram como prefeitura, governo do estado e hospitais de Garanhuns vêm enfrentando a pandemia de covid-19 no município


Nesta sexta, 07 de agosto, o primeiro caso de covid-19 registrado em Garanhuns, e que acabou resultando no primeiro óbito no município, completa quatro meses. De lá pra cá, muita coisa mudou com relação ao avanço da pandemia e principalmente no combate à doença.  Baseado em informações de uma reunião ministerial da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, do dia 30 de julho, que fez acompanhamento das ações de saúde dos entes públicos e privados em Garanhuns frente à COVID-19, o portal traz nesta publicação um balanço desses 120 dias que nos separam da confirmação do primeiro caso e primeiro óbito por covid-19.

DOS 851 CASOS, 117 FORAM CONSIDERADOS GRAVES
Dos 851 casos registrados em Garanhuns 117 foram considerados graves, que são aqueles que evoluem para uma síndrome respiratória aguda grave. Até a noite desta sexta, 07, dos 851 casos, 51 são óbitos e 661 são curas clínicas. (NÃO ESTÃO INCLUSOS OS CASOS E OS ÓBITOS CONFIRMADOS NESTA SEXTA) 

HOMENS SÃO MAIORIA NOS ÓBITOS E NO NÚMERO DE CASOS EM GARANHUNS
Os homens são a maioria no número de casos de covid-19 em Garanhuns. De acordo com levantamento feito por uma sanitarista na ultima reunião do MPPE, 51,61% dos casos (dados atualizados até 24 de julho) são de homens. Quando falamos em óbitos por sexo, a diferença é ainda maior: 60,47% dos óbitos por covid-19 em Garanhuns são de pessoas do sexo masculino enquanto 39,53%  são do sexo feminino. De acordo com a sanitarista da prefeitura, foi observado que essa prevalência de mais mortes no sexo masculino é registrada também em outros lugares e não se sabe ainda os motivos, se são genéticos, ou por maior exposição dos homens


COMORBIDADES E TAXA DE INFECTIVIDADE
As principais comorbidades por covid-19 em garanhuns (registrando que algumas pessoas apresentam mais de uma comorbidade) são: Doença Cardíaca/vascular -11 casos, Diabetes - 9, Hipertensão arterial – 9; entre os mais jovens que vieram a morte por Covid-19 em Garanhuns, as comorbidades que mais se verificaram foram tabagismo, obesidade e doença renal.  A  taxa de infectividade no período de (07/04 a 24/07) passou de 3,5 (uma pessoa infectava, em média, 3,5 pessoas) para 1,5 (redução que atribui às medidas preventivas – distanciamento, máscaras, e outras). O Governo Municipal disse ainda na reunião que a taxa de infecção pode voltar a subir se houver relaxamento das medidas de prevenção. Ainda segundo informações reveladas na reunião do MPPE, o número de casos aumentou após a abertura do comércio, mas o número de óbitos não.   Foi verificado também que os profissionais de saúde de Garanhuns já possuem mais informação e melhor manejamento dos casos, o que contribuiu para a diminuição de mortes 


SITUAÇÃO DOS HOSPITAIS DE GARANHUNS QUE ATENDEM PACIENTES COM COVID-19 

Situação do hospital de campanha de Garanhuns administrado pela prefeitura
O hospital de campanha covid-19, que funciona na Cohab 2, conta com equipe disciplinar completa na unidade – médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeuta e assistente social na unidade, em regime de plantão.  Conta atualmente com  dez respiradores mecânicos. Todos foram testados e prontos, mas, até o dia 30 de julho, não havia sido  ainda necessária a utilização dos referidos equipamentos.


Hospital Infantil Palmira Sales
Começou a receber pacientes dia 20 de julho; conta com 18 Leitos Retaguarda Covid sendo 6 leitos para pacientes com SRAG (com 2 respiradores) e 12 leitos para pacientes com síndrome gripal; esses leitos são autogestão, os pacientes vêm dos postos, de casa ou encaminhado por médicos que trabalham na unidade ou sabem que o hospital está recebendo. Conta com equipe preparada para receber os pacientes e com laboratório (CITOCORE) para realização dos exames.

Hospital Dom Moura
Mantém 10 leitos de UTI COVID; 10 leitos de enfermaria da pediatria; 10 leitos de enfermaria adulta. Há pactuação com o município, o qual mantém 15 leitos para SRAG – síndrome respiratório aguda grave na sua unidade Covid, e com o Hospital Infantil, o qual mantém 6 leitos SRAG; sendo necessário os pacientes são direcionados para essas duas unidades de suporte; o fluxo com o Município de Garanhuns, como os demais, corre tranquilo; todos os 275 leitos pactuados na região foram implantados; mantém contato com os municípios para as transferência necessárias,  tem procurado divulgar amplamente o “atende em casa”;Garanhuns dobrou sua testagem pelo “atende em casa” e acredita que irá aumentar.


Hospital Monte Sinai 
Mantém 9 leitos de UTI (graves e média gravidade) e 9 de retaguarda.

Hospital Perpétuo Socorro
Iniciou o atendimento com 10 leitos de UTI  em julho,  com regulação pelo Estado, estando com média de ocupação de 80%;( dados de 30 de julho) recebe pacientes em situação grave, inclusive com comorbidades renais, em face do perfil do hospital. Que ainda não teve necessidade abertura de mais leitos de UTI, mas que tem espaço para abrir mais 10.

 UPA-E
 A taxa  de ocupação no dia 31 de julho era a seguinte:  leitos de enfermaria de 5% do total de 40 leitos; e de 60% de UTI do total de 10 leitos); os leitos são regulados tratam- pelo Estado



TESTES COVID-19
A Coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Michele Pascoal, informou na reunião que desde o dia 17 de julho iniciou em Garanhuns o programa estadual “atende em casa”, regulado pelo estado, com as marcações dos testes pelo app, feitos nos postos de coleta e insumos disponibilizados pela V Geres. Recebeu 40 Swabs do “atende em casa”, realizando 35 testes RT PCR após consulta pelo app, além de 26 testes rápidos também marcados por esse aplicativo. Que com a AMUPE foi formalizado acordo este mês, com os testes para início em agosto, conforme protocolo que está sendo finalizado; o município recebeu 280 swabs da Amupe e já realizou 19 desses testes, com pessoas com até dez dias de sintomas; os testes rápidos são feitos depois de sete dias de sintomas. Que as prioridades são de idosos, pessoas com comorbidades prévias e gestantes de alto risco e passam por orientação médica, pelo que as pessoas são orientadas a passarem pelos postos de horários estendidos e o médico é quem encaminha para teste RT PCR ou teste rápido. Receberam 2.660 testes rápidos do Ministério da Saúde, realizando 2.280, com 380 em saldo já marcados para serem feitos. Que a Prefeitura está providenciando para os próximos dias a aquisição de 10.000 testes rápidos com recursos próprios.
(DADOS EXTRAÍDOS DA ATA DE REUNIÃO DO MPPE REALIZADA EM 30 DE JULHO PARA TRATAR DO COMBATE À COVID EM GARANHUNS )




ATUALIZAÇÃO DOS DADOS INCLUINDO INFORMAÇÕES DO BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DESTA SEXTA,  07 DE AGOSTO

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou que nesta sexta-feira (07), que foram confirmados dois óbitos por Covid-19, em Garanhuns. O primeiro caso é de uma mulher de 77 anos, moradora do bairro Severiano Moraes Filho, que já havia sido diagnosticada com a doença e veio a óbito hoje, em unidade da rede pública estadual em Caruaru. O segundo óbito foi de outra mulher, de 71 anos, moradora do bairro Heliópolis, também já era confirmada, e veio a óbito em unidade da rede pública estadual em Garanhuns. Também foram confirmados nesta sexta (07) outros 11 casos de Covid-19.  

Com os dados desta sexta, 07, Garanhuns tem agora 862 casos de Covid-19. Deste total 53 pessoas vieram a óbito, 661 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 148 pessoas que foram confirmadas com Covid-19 estão em fase de tratamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...