terça-feira, 25 de agosto de 2020

Dr. Ulisses Pereira diz que Garanhuns vive momento de estabilidade das complicações por Covid-19, mas reforça necessidade ampliar testagem da população e reorganizar rede de atenção básica de saúde para melhor enfrentamento da doença

Dr. Ulisses Pereira, diretor médico do Hospital Monte Sinai

Garanhuns está prestes a entrar no sexto mês de enfrentamento à pandemia de Covid-19. As medidas de combate à doença aqui no município começaram a ser implementadas no dia 23 de março com o fechamento do comércio, escolas e atividades não essenciais. O primeiro caso, e que acabou resultando na primeira morte em Garanhuns, associada ao novo coronavírus, foi registrado no dia 07 de abril, tendo como vítima um homem de 48 anos, aparentemente sem comorbidades. De lá pra cá, 1.041 casos depois, 61 moradores do município perderam a vida por consequência direta da Covid-19 e, apesar de termos uma taxa de recuperados, na casa dos 82%, a pandemia deixou e vem deixando um rastro de sofrimento e dor sem precedentes em nossa população, sobretudo para aqueles que perderam um parente para o vírus mortal.  

Diante do quadro atual pintado acima, o combativo e experiente médico Ulisses Pereira, que vem atuando há cinco meses na linha de frente no complicado front de combate à Covid-19, usou o seu instagram para fazer uma análise muito lúcida, madura e centrada sobre a atual situação  da Covid-19, em Garanhuns e região. O portal assistiu o vídeo na íntegra, recomenda que seus leitores também assistam, e transcreve abaixo os principais pontos abordados pelo médico.  


MOMENTO É ESTABILIDADE DAS COMPLICAÇÕES, POR COVID-19, MAS PREVENÇÃO E TESTAGEM DA POPULAÇÃO SÃO FUNDAMENTAIS
Dr. Ulisses abre seus comentários sobre a Covid-19 frisando que o momento no município e região é de estabilidade das complicações pela doença, mas o aumento de casos é progressivo e a mortalidade está mantida.  Para ele, há a necessidade de se diagnosticar mais e prevenir complicações. Para isso, o médico acha que a testagem da  população deve ser intensificada nos serviços ambulatoriais e nas unidades básicas de saúde dos bairros e da zona rural.  Ulisses salientou ainda que a testagem de Covid-19 deve ser descentralizada para evitar o deslocamento da população e, consequentemente, diminuir os riscos de aglomeração. "O atendimento tem que estar próximo à comunidade, (rural e urbana) e dentro desse escopo eu sou defensor de que o município também disponha de equipes volantes de testagem", evidenciou o médico.

RETOMADA DAS ATIVIDADES DA ATENÇÃO BÁSICA
Ulisses Pereira também se mostrou preocupado com a organização da rotina ambulatorial. Ele afirmou que é hora de retomar parte das atividades da atenção básica de saúde, evidentemente não ultrapassando os  50% do que era feito antes da pandemia. Dessa forma, disse Ulisses, as doenças crônicas, como diabetes hipertensão, e doenças pulmonares voltarão a ter seu atendimento normalizado, o mesmo valendo para os programas assistenciais de saúde, como é o caso do pré-natal, da prevenção do câncer, entre outros.

APESAR DA ESTABILIDADE ATUAL, PANDEMIA NÃO ACABOU 
"Não podemos oferecer ambiente para a contaminação da Covid-19. Ela vai continuar existindo, inclusive em 2021.  Continuamos em pandemia e ela não acabou com a fase de estabilidade. Muitos lugares no mundo, mesmo após diminuição de casos e óbitos, tiveram que  retroceder por conta de uma nova onda de aumento de casos," então o cuidado tem que ser redobrado", alertou renomado o profissional de saúde durante sua explanação no instagram. 

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NÃO VAI ERRADICAR DOENÇA - "O próximo ano será iniciado em pandemia e a melhor notícia que poderemos ter será uma campanha nacional de imunização contra a doença, com o advento de uma vacina. Mesmo com a vacina, não teremos a erradicação da doença. Isso é um  processo que melhorará ano a ano, vacinação após vacinação, como foi feito no caso da gripe influenza e é isso que esperamos ter com relação a Covid-19" ( Dr. Ulisses Pereira)


AÇÕES CONTRA A COVID-19 EM 2021
Para o próximo ano, dentre as ações já elencadas nesta publicação, Dr. Ulisses frisa que o município deve concentrar esforços para reorganizar sua rede de assistência à saúde de modo que a maioria da população fique coberta. "É um processo difícil, mas é um direito do cidadão e dever do Estado, devendo a gestão pública lançar mão de todos os recursos técnicos e humanos que possui para favorecer e proteger a população nesse momento difícil, não se esquecendo daqueles que vivem em situação de rua'', aconselhou o médico.

ESTRUTURA HOSPITALAR MUNICIPAL CONTRA A COVID-19 DEVE SER PERMANENTE, INCLUSIVE COM TERAPIA INTENSIVA Para o Dr Ulisses, a pandemia mostrou a necessidade de uma estrutura hospitalar permanente e a manutenção de um serviço especializado na internação de casos clínicos de Covid-19, em Garanhuns. A manutenção de leitos de UTI, também dentro da rede municipal, já é uma necessidade, não só em Garanhuns, mas no país como um todo.

MÉDICO É CONTRA VOLTA ÀS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM 2020
No final de sua fala, Dr. Ulisses se posicionou contra a retomada das aulas do atual ano letivo, para alunos do ensino fundamental e médio. "Nossas crianças e adolescentes são grandes potenciais elementos de manutenção da pandemia. Eles se contaminam fácil adoecem pouco e contaminam muito", finalizou o profissional médico

CONFIRA ABAIXO O VÍDEO FEITO PELO MÉDICO ULISSES PEREIRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...