quinta-feira, 30 de julho de 2020

Após quase cinco meses de suspensão, visitas a presos de Pernambuco serão reiniciadas a partir de oito de agosto


Após quase cinco meses da suspensão das visitas presenciais às unidades prisionais de Pernambuco, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) anuncia o plano de retomada das atividades, a partir do próximo dia 8 de agosto. O comunicado foi feito oficialmente pelo secretário da pasta, Pedro Eurico, durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (30/07). A suspensão, provocada pela pandemia global de Covid-19, teve início no último dia 20 de março, nas 23 UPs do estado.


Neste primeiro momento, as visitas terão duração de duas horas e serão restritas à apenas uma pessoa da família, com idade entre 18 e 60 anos, a cada 15 dias. “Muitas vidas foram salvas no sistema prisional do estado e fora dele também devido a esse período de interrupção de visitas e isolamento social. Com muito esforço e trabalho, conseguimos minimizar os impactos da pandemia, contrariando as expectativas dos mais pessimistas”, diz o secretário Pedro Eurico.


Os novos visitantes, aqueles que tiveram seus entes presos durante o período de paralisação de visitas, terão de 03 a 07 de agosto para realizar o cadastro no Sistema Integrado de Administração Prisional (SIAP), através do endereço eletrônico www.siap.pe.gov.br.


O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontou 1.321 casos confirmados nas 23 UPs do estado. Destes, 1.057 já foram curados e retornaram ao convívio coletivo. Outros 32 estão isolados por suspeita e oito foram a óbito em decorrência da Covid-19. Testes rápidos e swab vêm sendo realizados entre os PPLs.


Pedro Eurico salienta, ainda, que a decisão não é permanente e deverá ser reavaliada periodicamente, tendo como base o quadro epidemiológico do estado. “Estamos reabrindo porque os números comprovam que é possível fazê-lo. Mas podemos mudar a decisão a qualquer tempo, considerando que o nosso foco continua sendo a preservação da vida de todos os envolvidos com o sistema prisional de Pernambuco”, garante.



O programa de retomada das visitas será executado a partir do último número de prontuário dos PPLs.  No primeiro dia de visitas, o sábado (08/08), serão contemplados os PPLs com final de prontuário de números 0 (9h às 11h) e 1 (13h às 15h), no domingo (09/08), os PPLs com último dígito de prontuário 2 e 3 (9h às 11h) e 4 (13h às 15h).


VISITAS VIRTUAIS - Para minimizar os impactos do distanciamento das famílias e detentos, a SJDH implantou, no dia 18 de maio, as visitas virtuais da família que, atualmente, abrangem as 23 unidades prisionais do Estado.  O contato de presos e seus familiares acontece uma vez por semana, com a duração de até três minutos, numa sala reservada – onde fica o tablet ou o celular -, e sob supervisão de um servidor da unidade prisional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...