terça-feira, 5 de maio de 2020

Painel do MPPE traz nível de adesão ao isolamento social nas cidades de PE e mostra Garanhuns na 82ª posição



O isolamento social é a principal solução para a contenção da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Pensando na necessidade de desenvolvimento de uma ferramenta que possa mensurar a adesão popular à necessidade de manter-se fora do convívio social, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) elaborou o Painel de Isolamento Social, que mensura o nível de isolamento em cada uma das cidades pernambucanas. A ferramenta é pública e está disponível para ser acessada no site do MPPE, no endereço: https://bit.ly/Ranking-IsolamentoSocial. O ranking de isolamento social será divulgado com novas informações pelo MPPE toda segunda-feira.

Segundo o painel, Pernambuco tem um índice de isolamento de 52,24%. As cidades que lideram a adesão ao isolamento são Granito e Olinda no primeiro lugar, com 61,7% da população isolada; sendo seguidas por Paulista, com 61,6%; e Camaragibe com 60,9%. 

Garanhuns, a maior cidade do Agreste Meridional, aparece apenas na 82ª posição, com 52,5% de pessoas em processo de isolamento social. As aglomerações no município são constantes, sobretudo nos bancos e lotéricas.  Informações extraoficiais vindas da população, e não checadas pelo portal, dizem que alguns comerciantes tem aberto as portas de seus estabelecimentos, contrariando os decretos municipais e estaduais que proíbem a a abertura de serviços não essenciais. Outro pronto de aglomeração que deve ser alvo de uma atenção constante do poder público, são as feiras livres, sobretudo pela presença acentuada de idosos, grupo esse que está no topo dos que correm mais risco de morte em caso de contaminação. 

Entretanto, o índice do município é maior que o do próprio estado, que atualmente está em 52,25%.  

O Painel mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento e existe para auxiliar as autoridades a direcionarem os recursos de segurança pública, comunicação e saúde.

“A pouca adesão dos pernambucanos ao isolamento social, está causando um número assustador de pessoas contaminadas e de mortes. É preciso tratar esse tema com a máxima seriedade. Vamos expedir mais uma recomendação para que os prefeitos intensifiquem o isolamento social, insistimos que, como não temos ainda uma vacina, a intensificação do isolamento social, segundo com toda comunidade científica mundial, é o único meio que pode reduzir o número máximo de pessoas que poderiam ser infectadas pela Covid-19. É preciso que a sociedade tenha essa consciência, mude a sua atitude, caso contrário teremos uma tragédia sem precedentes”, afirmou o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros.


Os dados para a extração das informações são realizados a partir da geolocalização dos celulares dos cidadãos. “Fazemos a extração de informações para o nosso Painel de Controle a partir do Mapa brasileiro da Covid-19, elaborado pela inLoco, que foi uma das soluções incentivadas durante a realização do Desafio Covid-19. 

Com informações do MPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...