domingo, 17 de maio de 2020

ANTES TARDE DO QUE NUNCA : 39 dias após primeiro caso de covid-19 na cidade, barreiras sanitárias serão finalmente instaladas em Garanhuns


A pegunta é. Por que não antes?  Um mês e 10 dias depois do primeiro caso de coronavírus registrado em Garanhuns, que culminou com a morte do infectado,  o município finalmente vai instalar as barreiras sanitárias em pontos estratégicos da zona urbana com o objetivo de conter o avanço da doença na cidade.  Bem antes disso, dezenas de municípios já haviam implementado esse tipo de procedimento e obtiveram bons resultados. Garanhuns tem uma das melhores guardas municipais do estado, bem estruturada e organizada. A Secretaria de Saúde tem capilaridade em sua rede de profissionais, então, não se entende bem porque as barreiras não foram colocadas desde o dia 23 de março, quando foi determinado o fechamento do comércio local. Atualmente o número de casos de covid-19 em Garanhuns se aproxima de 100, com oito óbitos. 

Antes tarde do que nunca, a prefeitura anunciou neste domingo a criação de cinco barreiras sanitárias e 15 bloqueios de vias em pontos estratégicos da cidade, que passarão a funcionar a partir desta segunda, 18 de maio. O gerenciamento dos bloqueios será feito pela Secretaria de Saúde, por meio dos setores de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, em parceria com o Exército Brasileiro, Polícia Militar e Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT). 

Serão disponibilizadas equipes nas entradas, vias de acesso e pontos estratégicos do território municipal. A implantação dos bloqueios e barreiras sanitárias faz parte do Decreto Municipal 042/2020, emitido na última quarta-feira (13).

Aproximadamente 30 servidores estarão posicionados nos pontos, trabalhando em sistema de rodízio. A AMSTT contará com um efetivo de 28 guardas municipais, distribuídos nos bloqueios e barreiras. Entre as ações realizadas nas barreiras estão a aferição da temperatura de condutores e passageiros, além do cadastro de dados e desinfecção de todos os veículos que passarem pelos locais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...