segunda-feira, 30 de março de 2020

PROCURA EXPLODIU NAS FARMÁCIAS, MAS EFICIÊNCIA NO TRATAMENTO DO NOVO CORONAVÍRUS AINDA NÃO ESTÁ COMPROVADA: Advogada viaja 230 km, de Recife a Garanhuns, para conseguir única caixa com 15 comprimidos de hidroxicloroquina para mãe com Lupus, diz jornal da capital



A hidroxicloroquina, substância usada no tratamento da malária desde os anos 1930, e que, posteriormente, passou a ser aplicada também contra doenças autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus, começou a sumir das farmácias depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou que a droga era eficiente no tratamento do coromavírus. O discurso foi reforçado pelo presidente Jair Bolsonaro, que apareceu com a medicação em um vídeo postado nas suas redes sociais oficiais. Estudos realizados nos EUA, França e China apontam que o remédio tem potencial para conter a multiplicação do vírus, mas ainda não se conhecem os efeitos no quadro clínico dos pacientes. 

O Diário de Pernambuco fez uma extensa reportagem sobre a falta do medicamento e citou o caso de uma advogada que viajou do Recife para Garanhuns para comprar uma única caixa de hidroxicloroquina. 


A advogada Alanna Viana, 24, viajou mais de 200 quilômetros do Recife a Garanhuns, no Agreste, para comprar uma única caixa, com 15 comprimidos, para a mãe dela, que tem lupus. “Vamos entrar com uma ação junto ao Ministério Público de Pernambuco para que o governo garanta o acesso aos remédios a quem realmente precisa. Tivemos um custo além do normal para que minha mãe continue o tratamento porque se ela parar, fica com dores nas articulações e pressão alta”, contou a jovem em um depoimento feito ao Diário de Pernambuco.


Esse aumento da procura está fazendo falta a quem precisa do uso contínuo da medicação. Então, quem não apresenta sintomas, ou nem foi ao médico ainda para ter um diagnóstico, não deve fazer uso de qualquer substância sem indicação médica. Estamos aguardando se o FDA (órgão governamental americano) irá definir se a hidroxicloroquina será utilizada como protocolo de tratamento oficial para o novo coronavírus, porque esta decisão serviria de parâmetro para outros países tomarem a mesma medida”, explica a farmacêutica Mariana Pedrosa, também em depoimento ao Diário de Pernambuco.

A Anvisa publicou uma nota técnica a respeito do uso da substância. De acordo com o órgão, não há estudos conclusivos que comprovam o uso desses medicamentos para o tratamento do novo coronavírus. “Apesar de promissores, não existem estudos conclusivos que comprovam o uso desses medicamentos para o tratamento da Covid-19. Portanto, não há recomendação da Anvisa, no momento, para a sua utilização em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus”, declarou o órgão, acrescentando que a automedicação representa risco à saúde.

O que é

> O sulfato de hidroxicloroquina é uma molécula que foi desenvolvida para o tratamento da malária. Também tem sido usado há muitos anos para o tratamento de doenças autoimunes

> No Brasil, esse medicamento à base de Cloroquina é registrado com indicações para:

Malária;
Reumatismo e problemas de pele;
Inflamação crônica das articulações;
Artrite reumatoide juvenil em crianças;
Doença multissistêmica;
Lúpus eritematoso da pele;
Problemas de pele provocados ou agravadas pela luz solar.


Com informações do Diário de Pernambuco. PARA ACESSAR A MATÉRIA COMPLETA, CLIQUE https://www.diariodepernambuco.com.br/ultimas/2020/03/procura-por-hidroxicloroquina-afeta-tratamento-de-quem-faz-uso-da-medi.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...