quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

SÉRIE SOBRE OBRAS PARADAS OU NÃO INICIADAS EM GARANHUNS: Prometida desde 2012, reforma e reestruturação do aeroporto pra receber vôos da Azul e impulsionar o desenvolvimento regional não decolou


Lançado em 2012 pela presidente Dilma Roussef, o plano de expansão da aviação regional prometia muito. A ideia era nobre: integrar o território nacional, fortalecer pontos turísticos e desenvolver polos regionais como Garanhuns, por exemplo. O aeroporto de nossa cidade estava na lista dos 270 que seriam beneficiados em todo país. Em 2014, o Portal V&C conversou com o então ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, sobre o caso específico de Garanhuns. Moreira disse à época que havia sido feito um estudo de viabilidade técnica com objetivo de verificar as intervenções que deveriam ser feitas na estrutura do aeroporto da cidade e que esse estudo iria prosseguir. (veja abaixo o que disse o ministro) Não deu em nada. Com a derrubada da presidente, o modelo de expansão da aviação regional pensado à época foi praticamente sepultado.
Ministro falou ao portal em 2014 sobre o aeroporto de Garanhuns


Eis que em agosto de 2016, em uma cerimônia pomposa na capital, surge uma luz no fim do túnel. Garanhuns receberia voos regulares da Azul Linhas Aéreas. O anúncio foi feito pelo próprio governador Paulo Câmara.  Disse Paulo Câmara na ocasião: "Garanhuns e Serra Talhada são uma realidade. Agora, nós temos uma tarefa de garantir a infraestrutura necessária para receber esses voos da Azul", destacou Paulo Câmara. O governador adiantou que serão investidos R$ 5 milhões para a adequação da pista de Serra Talhada às normas exigidas pela Infraero e que o projeto de recuperação do equipamento de Garanhuns está em fase de conclusão. Estamos investindo para que as pessoas que moram nessas duas cidades tenham mais facilidade de se deslocar". Balela. 
Cerimônia  pomposa com o governador em 2016 onde foi anunciada a reforma do aeroporto de Garanhuns

Em Serra Talhada foram feitos investimentos e o aeroporto Santa Magalhães passou por ampla reforma que o deixou em condições de operar voos comerciais. O de Garanhuns, preterido pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal, ainda aguarda sua vez.  
Rodolfo leva demanda da reforma do aeroporto
de Garanhuns para o vice, Mourão

Ano passado, o deputado federal Fernando Rodolfo entregou ao vice-presidente Hamilton Mourão um documento solicitando empenho na destinação de uma verba de R$ 14 milhões para que a restruturação do nosso aeroporto fosse feita visando operar voos comerciais partindo do Recife. Mourão disse que ia estudar o caso. Oito anos se passaram e Garanhuns continua a esperar pelas promessas de reforma do seu aeroporto. Durante esse período, observamos os recursos federais e estaduais passarem à margem das Sete Colinas. 
Aeroporto de Garanhuns está abandonado

ESTRUTURA ESTÁ DEFASADA 
O Portal V&C apurou que o modelo do aeroporto de Garanhuns está bastante defasado e ainda é da década de 80. O problema é grave. Não há sinalização. As faixas da pistas (centrais e laterais) estão apagadas e o mato toma conta do local. O último investimento de recursos feito no aeroporto ocorreu em 1998, 22 anos atrás. 

Com tanta precariedade, o número de pousos foi sendo reduzido ao longo dos anos, estando atualmente em uma média de 12 por mês. A sensação de quem visita as instalações e a pista de pouso é a pior possível e se assemelha a um cenário de um filme de faroeste, tal é o abandono do local. Dito tudo isso, podemos concluir que: seja por terra, (duplicação da BR-423), seja por ar, (implantação de rotas aéreas comerciais), Garanhuns está órfã e continua a ver navios quando o assunto é desenvolvimento do nosso polo regional e fomento de investimentos públicos que impulsionem nossa economia. Com tanto descaso e omissão, parece que Garanhuns virou a cidade das promessas não cumpridas. Do vem aí e nunca chega.





NÃO PERCAM A PRÓXIMA REPORTAGEM DO PORTAL SOBRE OBRAS PARADAS OU NÃO INICIADAS EM GARANHUNS.




VIVENDO À BEIRA DO PRECIPÍCIO: Moradores sofrem há oito anos com buracos e risco de desabamentos na Cohab II. Obra de contenção começou e não foi concluída.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...