quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

SÉRIE SOBRE OBRAS PARADAS OU NÃO INICIADAS EM GARANHUNS: Moradores da comunidade Manoel Chéu esperam há oito anos por conclusão de creche, mas obra encontra-se em estado de abandono



REPORTAGEM (3): CRECHE NA COMUNIDADE MANOEL CHÉU

A construção de uma creche na comunidade Manoel Chéu, no bairro Aluísio Pinto, em Garanhuns, começou em 2012, ainda na administração do ex-prefeito Luiz Carlos. Em 2014,  a gestão atual do município anunciou que iria investir recursos do Fundeb para retomar e concluir a obra. Quase quatro anos depois, as coisas não saíram como anunciado e a esperança das mães que precisam deixar seus filhos em segurança para trabalhar se transformou em frustração. 

Semana passada, o Portal V&C visitou o local onde encontra-se a creche e o cenário é o mesmo visto em 2014, o retrato do desperdício do dinheiro público.  A construção está  abandonada e tomada  pelo mato. O projeto, que foi concebido para ser um lugar seguro para as crianças da comunidade, hoje é esconderijo de marginais, um ponto de consumo de drogas. 

O QUE DIZEM OS MORADORES DA LOCALIDADE

Na visita, conversamos com alguns moradores do Manoel Chéu, que relataram um misto de esperança e ceticismo em relação à conclusão da creche.

"Essa obra ao invés de melhorar a nossa vida apenas piorou. Acabaram com o campo de futebol, um lazer que tínhamos final de semana, e o que fizeram desde 2012? Levantaram as paredes e o telhado, o que serve apenas para abrigar vândalos. Aí me pergunto. Cadê o poder público? Para onde foi o restante do dinheiro? A nossa situação é difícil porque a comunidade é formada por mães que precisam trabalhar fora de casa, e essa creche serviria e muito".

 (Seu Sabino, morador do Manoel Chéu) 

 A gente tem medo né porque os marginais que se aglomeram aqui visam muitas coisas principalmente da gente que temos negócio. Ficamos apreensivas. Se ela ( a creche) fosse terminada imagina o benefício que isso traria para a comunidade. Muitas mães aqui são carentes, mas não podem trabalhar porque não tem com quem deixar seus filhos.

(Katiane, dona de casa, moradora da comunidade Manoel Chéu) 





CONSTRUTORA RESPONSÁVEL FOI NOTIFICADA EM 2017

No final de 2017, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Educação, notificou a empresa AJP Engenharia LTDA pelo atraso na obra. A construtora, a época, era a responsável pela construção da creche do Manoel Chéu e outras quatro, localizadas em outros bairros do município. De acordo com a notificação, a prefeitura fez vistorias no local e constatou que a referida empresa não cumpriu o prazo para a conclusão da creche. Foram detectadas diversas irregularidades. Foi verificado que o canteiro estava ao completo abandono culminando  com a deterioração e depredação do local. Ainda segundo a notificação da prefeitura, o atraso e o descumprimento dos prazos vinham causando imenso prejuízo e transtornos à Administração Pública e principalmente aos moradores, que deixam de contar com a utilização do espaço público. Advertida, AJP teria  se comprometido a realizar os serviços restantes em tempo hábil, mas não o fez. O portal não conseguiu apurar que outro tipo de sanções foram impostas à construtora após a notificação de 2017. 



2020: O QUE DISSE O GOVERNO MUNICIPAL

Após visitar o local, o portal entrou em contato nesta quinta, (06/02), com a Secretaria de Educação. De acordo com a pasta, o município aguarda uma decisão do FNDE quanto a liberação dos recursos e adequações no projeto. O município, através da Secretaria de Planejamento e Gestão, está realizando estudo de viabilidade e orçamento, priorizando as creches que estão com a obra em situação mais adiantada, mas  é objetivo da atual gestão contemplar todas as creches. Ainda segundo a Secretaria de Educação, depois da realização de todas as circunstâncias necessárias para a retomada da obra deve ser  realizada  uma nova licitação para escolha da empresa que deverá concluir os trabalhos.

NÃO PERCAM A PRÓXIMA REPORTAGEM DO PORTAL SOBRE OBRAS PARADAS OU NÃO INICIADAS EM GARANHUNS.

REFORMA DO AEROPORTO DE GARANHUNS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...