quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

SÉRIE SOBRE OBRAS PARADAS OU NÃO INICIADAS EM GARANHUNS: Principal promessa do governador Paulo Câmara para Garanhuns em seu primeiro mandato, novo hospital regional Mestre Dominguinhos sequer saiu do papel


REPORTAGEM (2): HOSPITAL MESTRE DOMINGUINHOS

A OBRA
"Era uma obra muito engraçada, não tinha teto não tinha nada, ninguém podia entrar nela não, porque a obra não tinha chão ninguém podia para lá ir, porque remédio e médico não tinha ali, ninguém podia ter um infarto, porque a obra só tinha mato ninguém podia ter muita pressa porque a obra era só promessa." 

O verso acima é uma paródia criada pelo V&C especialmente para ilustrar esta publicação. Ela foi inspirada no clássico infantil "A Casa", de Vinícius de Moraes, mas poderia também ser trilha sonora de uma novela protagonizada pelo governador Paulo Câmara e uma de suas promessas não cumpridas: A construção de um novo e moderno Hospital Regional em Garanhuns. 

HOSPITAL FOI PROMETIDO AINDA NA CAMPANHA DE 2014

 “Com a construção do Hospital Mestre Dominguinhos, que vamos iniciar em nosso Governo, contemplaremos a demanda de alta complexidade em Garanhuns e nas cidades vizinhas, desafogando o hospital Dom Moura que ficará dedicado aos casos de baixa complexidade. Ações como o programa Doutor Chegou, com mutirões de cirurgias, consultas e exames; Medicamento em Casa, que levará o remédio aos domicílios de pacientes com mobilidade comprometida; e a ampliação do Pernambuco Conduz vão humanizar e aproximar o serviço de saúde para quem mais precisa, especialmente no interior” 

( Paulo Câmara, 07 de junho de 2014, pré-candidato ao Governo do Estado)

No primeiro dia do seu primeiro mandato (01/01/15) Câmara voltou a mencionar a construção de um novo hospital regional em Garanhuns. A promessa, que havia sido idealizada um ano antes pelo então governador Eduardo Campos, foi registrada como parte do programa de governo do então candidato Paulo junto ao TSE. O terreno chegou a ser escolhido (às margens da BR-423) e uma placa foi colocada no local, mas, cinco anos depois, nada foi feito além da  escolha sugestiva do nome: (Hospital Regional Mestre Dominguinhos). 

AS VÁRIAS PROMESSAS
Em março de 2016, Paulo Câmara disse em entrevista que o hospital de Garanhuns ainda iria demorar um pouco pra sair do papel. O gestor culpou a crise econômica da época pelo atraso, mas prometeu que enquanto o dinheiro da obra não chegasse ia investir em capacitação profissional para o Dom Moura. 

Local onde seria construído o Hospital
 Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
(Até a placa já caiu)
Em nova entrevista, desta vez no início de 2017, o governador disse que iria  iniciar as obras do hospital de Garanhuns após entregar o Hospital da Mulher, em Caruaru, iniciar o Hospital Geral do Sertão, em Serra Talhada e o Hospital da Mulher de Petrolina.  Curioso observar que em uma entrevista anterior (haja promessa) Câmara havia colocado o Hospital Regional de Garanhuns como prioridade, afirmando que seria o primeiro construído pelo seu governo. (pelo jeito será o último, ou nem isso)

No final de 2018, em entrevista ao Blog do Cisneiros, Sivaldo Albino, que aquela ocasião estava na expectativa de assumir o cargo de deputado estadual, revelou que, logo após reeleito, o governador lhe prometera construir o novo hospital durante seu segundo mandato e essa é a última promessa de que o portal tem conhecimento. 

Garanhuns é uma cidade polo do Agreste Meridional. Com isso, o Hospital Dom Moura recebe diariamente as demandas de saúde de mais de 20 municípios menores que gravitam no entorno do nosso. Portanto,  a construção de uma nova unidade de saúde do porte do que seria o Hospital Mestre Dominguinhos desafogaria a sobrecarga de atendimento do Dom Moura e se concretizaria em um ganho enorme para os cidadãos do Agreste Meridional, mas, por enquanto, a obra, que já teve até placa, é hoje um fantasma, uma peça fictícia de PowerPoint situada no número Zero, da Rua dos Bobos, que somos todos nós. 


Placa do novo hospital chegou a
ser colocada em um terreno nas
proximidades do aeroporto de Garanhuns
O PORTAL ESTÁ À DISPOSIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO CASO QUEIRA ESCLARECER A POPULAÇÃO QUANTO AOS FATOS PUBLICADOS NESTA MATÉRIA.

NÃO PERCAM A PRÓXIMA REPORTAGEM SOBRE OBRAS PARADAS OU NÃO INICIADAS EM GARANHUNS.

UNIDADE DE SAÚDE NO BAIRRO MANOEL XÉU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...