terça-feira, 19 de novembro de 2019

Criação de rota de gás natural no Nordeste é discutida na França em reunião com governadores da região

a

Governadores do Nordeste participaram de reuniões nesta segunda-feira, 18 de novembro, em Paris. O encontro foi para discutir a missão internacional do Consórcio Nordeste, tendo como pauta, a criação de ‘blue corridors’, uma rota de transporte de gás natural entre os nove estados nordestinos

Além dos governadores brasileiros, também estavam presentes na reunião os representantes da Golar Power, joint venture entre a norueguesa Golar e o fundo norte-americano Stonepeak.

A multinacional Golar é uma das principais corporações de logística de gás natural liquefeito do mundo (GNL). Em agosto de 2018, a compania informou seu plano de montar em Pernambuco um hub de distribuição de gás a granel para todo o Nordeste e Brasil, a partir da instalação de terminais secundários de GNL, com capacidade de distribuir até 2,5 milhões de m³/ dia.

A norueguesa investirá no estado cerca de U$ 100 milhões. A informação foi dada pelo o brasileiro Eduardo Antonello,  CEO global. “Pernambuco é um importante mercado regional para a empresa. O modelo de negócio que oferecemos consegue se adaptar por ser modular”, afirmou o executivo.

O projeto de integração no Nordeste discutido em Paris, chamado ‘Rota Azul’, inclui a instalação de postos de combustíveis capazes de fornecer gás natural liquefeito (GNL) para veículos de carga.

A Golar Power está construindo em Sergipe a maior térmica da América Latina. A usina, que terá capacidade instalada de 1,5 Megawats (MW), está localizada na Barra dos Coqueiros, está em fase final de construção. Sua inauguração está prevista para janeiro de 2020.

A Copergás tem interesse no projeto da Golar, que tornará possível a distribuição de gás em curto prazo para cidades polos do Estado, como Garanhuns, Petrolina, Araripina.

A conclusão em curso do projeto em Sergipe vai permitir a capilaridade da distribuição do gás para todo o Nordeste, segundo informou o CEO da Golar.

Com informações da Click, Petróleo e Gás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...