quarta-feira, 14 de agosto de 2019

EDUCAÇÃO: Conheça as escolas da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns que mais se destacaram no IDEPE


Foram divulgados na semana passada, os resultados do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica de Pernambuco (Idepe); avaliação feita pelo Governo do Estado que acompanha o desempenho de educação nas escolas públicas e valoriza os melhores desempenhos obtidos pelos municípios, escolas estaduais e Gerências Regionais de Educação. Na Rede Municipal de Garanhuns, os números apresentaram um crescimento satisfatório em relação aos resultados obtidos no ano anterior, como mostram os dados abaixo.

ANOS INICIAIS
De acordo com documento a que o V&C teve acesso, a escola que apresentou maior pontuação nos anos iniciais na Rede Municipal foi a Escola Municipal Professora Giselda Vieira Belo, com nota 5,8. Em segundo lugar ficou a Escola Oscar Francisco da Silva com os mesmos 5,8. Completam a lista das primeiras colocadas: a escola Luiz Tenório de Carvalho e a Escola Professora Amélia Maria C de Melo Tavares, (ambas com nota 5,5) e as escolas Padre Dehon  e  Artur Brasiliense Maia, ambas com a mesma pontuação de 5,4. 

O bom resultado fez com que Secretaria Municipal de Educação (Seduc) obtivesse a nota média de 4,9 nos anos iniciais apontando crescimento de 0,5 em relação ao ano de 2017. No critério de desempate, fica à frente a escola com maior crescimento de um ano para outro. (ver crescimento das escolas no quadro no final desta publicação)

Ainda em relação aos anos iniciais, das trinta escolas avaliadas na Rede Municipal de Ensino Garanhuns, 21 cresceram, quatro ficaram com a mesma média (CAIC, JOSÉ BRASILEIRO, GABRIELA MISTRAL e PETRÔNIO FERNANDES), quatro caíram de rendimento (VIRGILIA GARCIA, ERNESTO GUEIROS, CENTRO SOC. MONS. CALLOU e SÃO FRANCISCO DE ASSIS); e uma escola não teve rendimento (MONSENHOR TARCÍSIO). Para compor o Idepe dos anos iniciais, é feita uma avaliação com alunos do 5º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.

De acordo Adriana Bezerra de Brito, gestora da Escola Municipal Professora Giselda Vieira, o ótimo desempenho que levou o colégio a atingir a melhor nota nos anos iniciais é fruto de um trabalho que vem sendo realizado desde 2014. "Esse trabalho é pautado no compromisso e responsabilidade com os estudantes, onde toda a equipe escolar, e o corpo docente tem se dedicado a proporcionar uma educação de qualidade, em busca de melhores resultados. A nossa meta é aumentar a nota da escola, e, consequentemente, melhorar cada vez mais a aprendizagem dos nossos estudantes", frisou a gestora. 


Localizada no bairro da Brasília,
a Escola Municipal Giselda Vieira Belo
tem 276 alunos dos quais 65
fizeram a prova do Idepe

ANOS FINAIS
Com relação aos anos finais, a primeira colocada no IDEPE 2018 foi a Escola Silvino Almeida de Oliveira com nota 4,7 e um crescimento de 1,7 em relação a 2017, (o maior crescimento entre as escolas avaliadas). Em segundo lugar, vem o Instituto Presbiteriano de Heliópolis, com 4,6. A Escola Municipal Ranser Alexandre, com nota 4,4, apareceu em terceiro lugar, seguida pelas escolas José Ferreira Sobrinho e Julião Capitó, ambas com nota 4,3.  Já a Escola Virgília Garcia Bessa, localizada no Castainho, ficou com nota 4,1. Como nos anos iniciais, o critério de desempate de notas é o crescimento alcançado de um ano para outro, ficando à frente a escola que cresceu mais entre as duas avaliações. (ver crescimento das escolas no quadro no final desta publicação)

Das 16 escolas avaliadas nos anos finais, 13 cresceram, e três caíram (GOV. MIGUEL ARRAES, JAIME LUNA e SALOMÃO RODRIGUES) . Ainda com relação aos anos finais, o índice geral da rede municipal foi de 3,9, também superando em 0,5 a média do ano anterior. Para compor o Idepe dos anos finais, é feita uma avaliação com alunos do 9º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. 

Gestora da Escola Silvino Almeida desde 2017, a professora Josélia Dias comentou o bom resultado. "Esse avanço nos deixou muito feliz porque é a certeza que estamos no caminho certo e fazendo o melhor. O mérito não foi só de 2018 porque é um percurso que os estudantes fazem. O resultado deve-se, principalmente, à comunidade escolar que são estudantes, pais e professores. Com eles, compartilhamos o que é bom e o que é ruim, mas principalmente as coisas que vêm para crescer.  O desafio não para por aqui e a gente está sempre buscando o melhor porque, com isso, percebemos que a educação está crescendo e que nossos alunos estão tendo uma oportunidade maior de serem vistos la fora, principalmente, porque estamos em uma periferia, em um local que poucos conhecem", pontuou Josélia
Escola Municipal Silvino Almeida, no bairro de Manoel Chéu

PREFEITO COMENTA RESULTADO
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Garanhuns, o prefeito Izaías ficou feliz com o resultado. “É com imensa alegria e satisfação que parabenizo todos os professores e gestores que fazem parte da nossa Rede Municipal. A educação é um dos pilares da nossa gestão, e que no futuro vai trazer muitos avanços para população de Garanhuns. Juntos temos nos empenhado ao máximo nessa caminhada para melhorar cada vez mais a educação do município”, ressaltou  o gestor municipal.
Izaías recebe o resultado do IDEPE da Rede Municipal das mãos da equipe gestora da Seduc

SOBRE O IDEPE
O Idepe é divulgado anualmente, sendo calculado de acordo com o  resultado das avaliações externas e do fluxo escolar; evidenciando o desempenho dos alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) da Rede Municipal de Garanhuns, com base nos exames do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe), em Língua Portuguesa e Matemática.

QUADRO GERAL COM A SITUAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GARANHUNS NO IDEPE
(clique em cima do quadro para visualizar melhor)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...