sexta-feira, 6 de abril de 2018

Izaías Régis anuncia apoio à pré-candidatura de Alvaro Porto à reeleição


Costurado há quase um ano, o apoio do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB) à reeleição do deputado estadual Álvaro Porto foi anunciado na noite desta quinta-feira (05.04) durante a filiação que oficializou o retorno do parlamentar ao PTB, no Hotel Tavares Correia, na “cidade das flores”. A confirmação contou com a “bênção” do senador e pré-candidato ao governo estadual Armando Monteiro, que marcou presença no evento. O ato, que reuniu prefeitos, vereadores, lideranças e cidadãos do Agreste Meridional e Mata Sul, somando cerca de 2 mil pessoas, tornou-se um  chamamento à região para derrotar o governador Paulo Câmara (PSB), pré-candidato à reeleição, em outubro. 

No discurso, diante de cerca de duas mil pessoas, Izaías afirmou que tem candidato a deputado e que esperava contar com o respaldo do povo de Garanhuns. “Eu nunca falei sobre isso em entrevista, em rádio, mas vou falar agora: o apoio de Garanhuns, do prefeito de Garanhuns e de alguns secretários do município para deputado estadual é de Álvaro Porto, representante da região, que se empenha pela região. Quero pedir empenho de todos e afirmar que seremos parceiros políticos", disse. 

O prefeito fez questão se posicionar sobre o questionamento que tem surgido nos debates pré-eleitorais de Garanhuns a respeito da naturalidade de Porto. "O deputado não é de Garanhuns, mas é daqui do lado, a 30 quilômetros. E tem uma relação com a cidade, teve votos aqui", destacou, se referindo ao fato de Porto, nascido em Canhotinho, ter residido em Garanhuns quando estudante e de ter somando 4,8 mil votos no município em 2014. 

Izaías, que é natural de Terezinha, citou o próprio exemplo para ressaltar que o local onde se nasce não determina competência nem impede que gestores públicos originários de uma cidade possa se dedicar e amar outra. "Álvaro, vamos juntos, vamos à luta. A minha luta é para derrotar não só o governador, mas todos da equipe desse governo. De cabo a rabo, como se diz", afirmou.

Na reta final do primeiro mandato, Álvaro Porto somou 44.622 votos e foi o deputado mais votado do Agreste Meridional (33.988 votos), há quatro anos. Naquela disputa, foi também o único representante da região eleito para o Legislativo estadual. Diante deste contexto, o deputado salientou, em seu discurso, que, se antes a sua responsabilidade era grande, agora, com o apoio de Izaías, passa a ser infinitamente maior. "Merecer a confiança do maior e melhor prefeito da história de Garanhuns é um privilégio e uma responsabilidade", disse. Dirigindo-se ao prefeito, o deputado prosseguiu: "Izaías, você não se arrepender por nos confiar o apoio". 

Porto destacou que tem trabalhado diariamente para atender os anseios do Agreste Meridional e de áreas da Mata onde tem bases. Lembrou que por meio do trabalho do deputado federal Bruno Araújo (PSDB) à frente do Ministério das Cidades, viabilizou a liberação de R$ 1 milhão para obras de infraestrutura em Garanhuns, além de ter conseguido R$ 300 mil para a saúde do município. Destacou ainda que prefeitos de cidades que integram sua base eleitoral sabem do seu empenho para conseguir recursos por meio de emendas, para atrair investimentos e solucionar demandas da região. 

O deputado voltou a lembrar que por ter feito oposição e cobrado resultados do governo, mesmo no tempo que passou no PSD, foi rechaçado pelo  Palácio do Campo das Princesas. Disse que quando aderiu à base governista, alertou a Paulo Câmara que era necessário o governo honrar o que cumpria. "Olhando no olho, disse a ele que o povo que o havia me colocado na Assembleia, poderia também me tirar lá", frisou. "Mas em pouco tempo vi que era tudo mentira. O povo já não aguenta a insegurança, as pessoas estão trancadas em casa. Falta saúde, prefeitos estão à míngua. Com a ajuda de vocês vamos varrer esse governador de Pernambuco e começar nova história no nosso estado", completou. Porto esteve no PSD por um período de um ano e meio, mas jamais deixou de denunciar limitações e pressionar o governo por soluções para problemas do Agreste Meridional.

Último a discursar, Armando Monteiro disse que "ninguém se perde no caminho da volta" e que a grandiosidade do evento dava bem a dimensão do apreço da população da região por Porto. O senador elencou características do deputado que, segundo ele, explicam o reconhecimento do Agreste Meridional ao deputado. "Alvaro é correto, afirmativo, corajoso e tem compromisso e amor pela a sua terra, sua região". Armando destacou ainda a "imensa importância" de Garanhuns como polo de serviços e de comércio e como "presença decisiva" para o desenvolvimento que repercute em todos os municípios que a cercam.

O senador disse que a volta de Porto ao PTB fortalece o projeto das oposições que hoje constroem uma alternativa politica para o estado. Ressaltou que, ao se firmar na oposição, o deputado fez o caminho mais difícil, que muitos resistem a fazer por preferirem ficar na sombra do governo. "Você dá um belo exemplo", enfatizou. Armando afirmou que Pernambuco será levado a fazer uma reflexão sobre o futuro e vai buscar novo rumo e novos caminhos.    

O retorno de Porto ao PTB foi saudado oficialmente pelo presidente estadual da legenda, deputado José Humberto. O ato reuniu deputados do PTB e de outros partidos de oposição. Estiveram presentes o ex-governador João Lyra (PSDB) e o deputado federal e presidente estadual do PSDB, Bruno Araújo. Compareceram ainda os deputados estaduais Augusto César (PTB), Julio Cavalcanti (PTB), Socorro Pimentel (PSL) e Silvio Costa Filho (PRB) e os federais Jorge Corte Real (PTB), Silvio Costa ( Avante) e Zeca Cavalcanti (PTB). 

A presidente da Câmara de Garanhuns, Carla Patrícia (PTB), falou em nome dos vereadores presentes. Já prefeito de Lajedo, Rossine Blesmany (PSD) discursou representando os prefeitos. As mais de duas mil pessoas que compareceram lotaram auditório e mais três espaços (equipados com telões) do hotel. Garanhuns é o maior colégio eleitoral do Agreste Meridional e está entre os dez maiores do estado, com cerca de 88 mil eleitores.


Fotos: Flávio Japa/divulgação.  Com informações da assessoria de Álvaro Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...