CLIQUE NO BANNER E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO NATAL DE GARANHUNS

Mande seu currículo

Mande seu currículo
SELEÇÃO EM GARANHUNS E REGIÃO. MANDE SEU CURRÍCULO

domingo, 12 de novembro de 2017

Festival Gastronômico Sabores de Garanhuns movimenta Agreste Meridional durante a Magia do Natal


O Sebrae em Pernambuco, por meio da Unidade Agreste Meridional (UAM), promove entre os dias 10 de novembro e 31 de dezembro o Festival Gastronômico "Sabores de Garanhuns". Em sua oitava edição, o evento reúne 12 estabelecimentos comerciais com a proposta de valorizar a culinária pernambucana e do Agreste Meridional – região reconhecida por sua arte, música, clima e gastronomia. Ao longo do período, moradores e turistas poderão apreciar o melhor da cozinha regional e de outras influências em pratos criados exclusivamente para o evento.

Ao longo dos últimos meses, funcionários das empresas participantes do festival puderam participar de uma série de capacitações para melhor atender a demanda de final de ano, entre elas aulas de boas práticas de manipulação de alimentos, técnicas de sommelier, gestão financeira, elaboração de cardápio e ficha técnica, aperfeiçoamento para garçom e técnicas de finger food (categoria de alimentos que podem ser degustados sem talheres, em formatos menores, como mini sanduíches, espetinhos frios, salgados, etc).

Integram o projeto os seguintes estabelecimentos: Big Burguer, Du Vin, O Rei da Charque, Praça da Pizza, República Coffee e Beer, O Relojoeiro, Tagliateli, Temak House, Varanda Restaurante e Pizzaria, Fazenda Brejo, Terraço Churrascaria e Chopperia e Vitória Doceria e Café. Os pratos criados não têm preço tabelado e possuem ingredientes dos mais variados. Todos os locais terão material indicativo com a arte oficial do evento, sinalizando que ele é um estabelecimento que participa do Festival Sabores de Garanhuns.

O Festival Gastronômico, aberto oficialmente nesta sexta-feira (10), é resultado da parceria entre o Sebrae com a Prefeitura de Garanhuns e apoio do Senac e Blog Aqui na Cozinha, contando com o patrocínio da Revista Cash, Café Ouro Verde, Granja Canaã, Grunhs Bier e Ekaut Cervejaria Artesanal.



ENTREVISTAS:
Presente na abertura do evento, o V&C conversou com algumas pessoas diretamente envolvidas na formatação e no sucesso do Festival Gastronômico, que comentaram sobre a importância da iniciativa para Garanhuns.

O prefeito Izaías Régis disse que o Festival  Gastronômico Sabores de Garanhuns valoriza os nossos restaurantes e incrementa o turismo do município.  "Quem tiver participando deve sair de restaurante em restaurante para provar os pratos", pontuou. Para o gestor, tudo o que puder fomentar a atividade turística é um ganho pra cidade porque resulta em geração de renda e trabalho para a população.

A Analista de comércio, Alexandra Mendes, salientou que o festival é a culminância de uma capacitação.  "Doze empresários se prontificaram a passar pela capacitação. Foram sete cursos feitos todos em parceria com Senac sendo estes de sommelier de vinhos, garçom boas práticas, gestão financeira, entre outros", disse. 

A empresária Maria Helena, que participa do restaurante pelo Terraço, frisou que o evento é importante na divulgação dos estabelecimentos gastronômicos de Garanhuns. "É importante porque divulga os restaurantes e a cidade.  Sem contar que agora no Natal a expectativa é maior por conta da decoração e da chegada dos turistas. Quanto ao prato escolhido pelo Terraço para participar do festival, Maria Helena revelou que optou por algo ligado ao Natal e ao ramo em que atua. A gente criou uma carne de cordeiro, já que nosso forte é churrasco, e o bacalhau, muito pedido no Natal. Esperamos que o movimento seja bom e que todo mundo ganhe  com isso", disse.

Gerlane Alves, gerente do Sebrae em Garanhuns, falou sobre a dinâmica do Festival Gastronômico Sabores de Garanhuns. "Em março, convidamos os restaurantes e eles aprovaram, fazendo a adesão. De março a setembro, os estabelecimentos foram capacitados e hoje apresentamos aos visitantes e sociedade a nossa culminância. Isso resulta, com certeza, em elaboração de pratos melhores", afirmou a gerente do Sebrae. Gerlane também lembrou da importância do evento Magia do Natal no contexto da gastronomia garanhuense.  "Quando você casa uma bela decoração e atrações musicais de renome com uma boa gastronomia, você faz com que o destino, no caso Garanhuns, seja bem avaliado contribuindo para que o visitante volte mais vezes", disse.  Ainda segundo Gerlane, Garanhuns tem um nível bom de restaurantes. "Comemos de tudo aqui, seja prato tipicamente  nordestino, ou internacional e isso não se tem em todo lugar", concluiu.  

Já Laércio Júnior, que trabalha com  cerveja artesanal,  revelou que o seu ramo tem tudo a ver com o festival. "A cerveja artesanal é construída com arte para harmonizar esses pratos. Ela tem essa magia. Estamos com o nosso estande toda sexta sábado e domingo na frente  da prefeitura,  oferecendo cerveja artesanal, a primeira de Garanhuns. Assim, levamos Garanhuns para fora através de um produto genuinamente nosso", disse Laércio.


Praça Gastronômica – Em paralelo, o público que for prestigiar a programação do evento “A Magia do Natal”, aos finais de semana (sexta à domingo), no Palco Prefeitura, poderá conferir a Praça Gastronômica, instalada em lado do Palácio Celso Galvão, na avenida Santo Antônio, centro da cidade, que contará com cinco estandes para comercialização de alimentos e bebidas. A empresa Temaki House vai comercializar pizzas e temakis; o Point do Caldinho e a barraca Relógio de Flores venderão petiscos; e as cervejas artesanais poderão ser encontradas nos estandes das empresas Grunhs Bier e Ekaut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...