CLIQUE NO BANNER E SEJA REDIRECIONADO PARA O SITE DA PREFEITURA

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

GARANHUNS CONHECENDO GARANHUNS: Exposição Cultural Artes na Estação é aberta oficialmente no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti


Mestre Fida, o escritor Cláudio Gonçalves e o artista plástico Espedito Dias deram início, na noite de ontem (19), à Exposição Cultural Artes na Estação, realizada pela Secretaria de Turismo e Cultura no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. Os três são os primeiros a participar da iniciativa que visa oferecer um espaço para diversas linguagens culturais na cena local. Durante a cerimônia oficial de abertura, estiveram representantes do trade turístico e da Secretaria de Educação, população em geral, as secretárias Janecélia Marins (Desenvolvimento Econômico) e Walkiria Alves (Mulher) e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Hansen Alexandre.

A abertura da Exposição foi uma oportunidade de quem estava presente conhecer um pouco mais sobre os expositores. Cláudio Gonçalves contou um pouco de sua trajetória enquanto educador e um dos fundadores do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns, aproveitando para lembrar que também lecionou na Hansen Alexandre. Numa fala breve, Mestre Fida destacou a importância de ter a oportunidade de fazer com que seja conhecido o que é produzido localmente e ainda acrescentou que está disponível para ensinar o seu ofício. “Quem quiser aprender comigo, estou disposto a ensinar. A arte vale a pena. Garanhuns tem cinco Mestres na Praça dos Mestres da Fenearte e isso é muito importante. Quando estamos lá representamos todos os garanhuenses”, disse. Espedito Dias voltou a elogiar o rodízio que será realizado entre artistas e se declarou “escravo da arte”. “Se eu não puder pintar com as mãos, darei outro jeito”, declarou.

A secretária de Turismo e Cultura, Neile Barros, contou detalhes do projeto e a intenção de que seja contínuo. “Tenho aprendido muito com eles e até mesmo o nome foi criado de forma conjunta. O objetivo é que Garanhuns conheça Garanhuns e se alegre com o que temos de positivo na nossa terra”, afirmou. A secretária agradeceu ainda o apoio indispensável das Secretarias de Educação, Comunicação Social e Desenvolvimento Econômico, bem como dos artistas e de toda a equipe da Secretaria de Turismo e Cultura.

O público aprovou e já houve comercialização de livros na primeira noite. Já o estudante Jaelson Coelho de Macena escolheu a tela ‘Brincadeira de Roda’ como a preferida dentre todas. Enquanto todos conversavam com os artistas e o escritor, a professora Joelma Oliveira não parava de apreciar a obra de Mestre Fida. “Não conhecia o mestre e estou encantada com a imagem de Nossa Senhora Aparecida (intitulada ‘As Santinhas’). 

A Exposição Cultural Artes na Estação funcionará de domingo a domingo, das 10h às 17h, até o dia 03 de outubro, no Centro Cultural Alfredo Leite cavalcanti. A entrada é gratuita.

Fotos: Camila Queiroz/Secom PMG; Texto Edméa Ubirajara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...