domingo, 16 de outubro de 2016

Começa o horário de verão



Entrou em vigor neste domingo (16) à 0h o horário de verão 2016/2017. Até o dia 19 de fevereiro de 2017, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão seus relógios uma hora adiantada em relação aos outros Estados do país. Serão afetados moradores de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. Os estados do Norte e Nordeste permanecem no horário normal e não terão que adiantar os relógios, entretanto Pernmabuco acaba sendo afetado. Bancos antecipararão o atendimento em uma hora. A programação de TV também é antecipada em uma hora, exceção feita à Globo Nordeste que mantém a programação no horário normal.

O objetivo da medida é proporcionar economia de energia para o país, já que com maior aproveitamento da luminosidade natural, haverá menor consumo no horário de pico (compreendido entre as 18h e 21h).

De acordo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a previsão é que com a medida haja uma economia de R$ 147,5 milhões aos cofres públicos --este valor é referente ao custo que deixará de ocorrer com a não-utilização de energia de usinas termelétricas na garantia do abastecimento do país nestes horários.

No último período em que esteve em vigor o horário de verão, entre 18 de outubro de 2015 e 21 de fevereiro deste ano, houve uma economia de R$ 162 milhões, mais do que pretende-se economizar neste ano, portanto.

Em nota, o Ministério das Minas e Energia afirma que nos últimos dez anos, a medida tem possibilitado uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%.


OUTRAS MUDANÇAS QUE PODEM AFETAR PERNAMBUCO

OUTRAS MUDANÇAS QUE PODEM AFETAR PERNAMBUCO

Voos
Os passageiros das companhias aéreas devem redobrar a atenção aos horários de embarque e de conexões durante o período de vigência do horário de verão. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o bilhete aéreo apresenta a hora local, já que a informação da partida se refere ao horário na cidade de origem e, a da chegada, refere-se ao horário da cidade de destino. Isso vale, inclusive, para os estados que não aderem ao horário de verão, como é o caso de Pernambuco.


Bancos
Em Pernambuco, e nos demais estados das regiões Norte e Nordeste que não participam do horário de verão, o atendimento nas agências bancárias será antecipado em uma hora para acompanhar o funcionamento dos bancos no restante do país.

Enem
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano são aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, seguem o horário oficial de Brasília. Entãso, os estudantes devem ficar atentos: em Pernambuco, os portões serão fechados às 12h, e o início das provas será às 12h30 no horário local

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...