sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Pesquisa eleitoral é divulgada em Lajedo


Se a eleição do município de Lajedo fosse realizada hoje o prefeito Rossine Blesmany (PSD) seria reeleito com uma boa vantagem em cima do seu principal adversário, o engenheiro Antônio João Dourado (PSB).

Pesquisa eleitoral realizada em Lajedo nos dias 12 e 13 de setembro passado, pelo Instituto DataVox, mostra o atual prefeito na frente tanto no levantamento espontâneo quanto estimulado, quando os entrevistadores usam um cartão com os nomes dos candidatos.

Na pesquisa estimulada o resultado foi o seguinte: Rossine obteve 47,8% das intenções de votos, contra 35,8% de Antônio Dourado. A candidata Delma (Pros) somou 1,5%. Os indecisos são 11,4% e 3,5% pretendem votar branco ou nulo. A diferença a favor do representante do PSD é de 12%.

Pela pesquisa espontânea (sem uso do cartão), Rossine totalizou 44,5%, Antônio Dourado 31% e Delma 1%. Neste caso a diferença a favor do prefeito é de 13,5%.

O prefeito Rossine ganha praticamente em todos os cenários e regiões de Lajedo. Dourado só consegue superar o adversário no eleitorado de 16 a 24 anos e entre os que ganham por mês mais de três salários mínimos. Entre os que têm mais de 60 anos o gestor chega a mais de 50% das intenções de voto. Em algumas áreas rurais soma até 80% das intenções de voto.

Antônio Dourado consegue melhor desempenho entre as mulheres e na zona urbana, perdendo nesses segmentos por uma diferença menor.

A pesquisa do DataVox mostrou que o voto em Lajedo está consolidado, tanto a favor do candidato do PSD quanto do representante do PSB. Pouco mais de 10% dos eleitores admitiram mudar o voto até o dia 2 de outubro, o que significa que quase 90% dos lajedenses estão firmes com seus candidatos.

Com relação à rejeição dos três candidatos à prefeitura de Lajedo, nota-se que Antônio João e Rossine tem índices bastante parecidos: 20,8% disseram que não votariam no socialista e 18,8% não escolheriam o atual prefeito de maneira nenhuma.

Delma tem a menor rejeição entre os três candidatos.

O DataVox procurou saber da aprovação do Governo de Lajedo. Rossine é aprovado por 64, 8% dos eleitores e reprovado por 33,4%.

O sentimento da maioria dos eleitores (incluindo de alguns eleitores do ex-prefeito Antônio João) é de que o atual gestor irá vencer a disputa.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, tem uma avaliação negativa maior do que positiva, entre os moradores de Lajedo.

A pesquisa realizada pelo DataVox aplicou 400 questionários em áreas rurais e urbanas de Lajedo, entrevistando as pessoas por casa (através de amostragem), em bairros e sítios como Cohab, Planalto, Bia Cosmo, Bom Jesus, Felipe Camarão, Vila dos Prazeres, Loteamento Antônio Dourado, Veva, Poço, Vilela, Delmário Braga, Abraão, Veloso, Betonho, Bairro Novo, Mutirão, Caldeirões e Madalena. Santa Luzia, Pereiro, Cantinho, Imaculada, Barriguda, Papagaio, Fazenda Nova, Sombra, Lagoa de Jurema, Jureminha, Retiro, Salgadinho, Queimadinha, Gameleira, Pau Ferro, Olho D´Água Novo, Olho D´Água Velho, Olhinhos D´Água, Lajes do Cadete, Xucurus e Olho D´Água dos Pombos.

O trabalho de pesquisa de campo realizado em Lajedo foi contratado pelo empresário Vilmar de Assis Silva, CPF 012233714-09. O registro no TSE/TRE foi feito no dia oito de setembro e o número do protocolo é o de 05217/2016.

A pesquisa tem um nível de confiança, segundo o instituto,  de 95% e a margem de erro é de 4,9%, para mais ou para menos.

O DataVox é um instituto de pesquisas sediado em Campina Grande (PB) e que existe desde 2009. Tem um nome já consolidado no mercado, tendo feito trabalhos em importantes cidades da Paraíba, Pernambuco e outros Estados do Nordeste.

Quatro anos atrás o Instituto Opinião, também de Campina Grande, acertou em cheio o resultado da eleição em Lajedo. Vamos aguardar para saber se os números do Datavox também retratam a realidade política daquele município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...