terça-feira, 3 de maio de 2016

Justiça Federal condena ex-prefeito de Quipapá por fraude em contratação de shows


O Ministério Público Federal (MPF) em Garanhuns (PE) conseguiu, na Justiça Federal, a condenação do ex-prefeito de Quipapá Reginaldo Machado Dias, do empresário Valdenir Martiliano da Silva, e da empresa Top Brasil Show e Eventos por irregularidades na contratação de atrações artísticas para a festa de emancipação política do município e para o 23º Festival da Canção Brasileira. As celebrações foram promovidas em 2008. 

As apurações revelaram diversas irregularidades na contratação dos shows relativas ao descumprimento do que estabelece a Lei de Licitações (8.666/93). A empresa Top Brasil Show e Eventos, de propriedade de Valdenir da Silva e que foi contratada pela prefeitura mediante dispensa de licitação, não era empresária exclusiva dos artistas contratados. De acordo com a Lei 8.666/93, a inexigibilidade de licitação se usa para contratação de artistas diretamente ou por empresário exclusivo. 

Outra irregularidade foi a não publicação, pelo então prefeito, do procedimento de inexigibilidade de licitação no Diário Oficial da União, o que desrespeita a obrigatoriedade de publicidade dos atos administrativos prevista na Constituição. As irregularidades foram primeiramente identificadas na prestação de contas enviada pela prefeitura ao Ministério do Turismo. 

A Justiça acatou os argumentos do MPF e condenou os envolvidos, aplicando as penas de suspensão dos direitos políticos por cinco anos, proibição de contratar com o Poder Público também por cinco anos e perda de funções públicas que eventualmente estejam ocupando. 

A sentença determinou ainda o ressarcimento do dano causado aos cofres públicos, no valor de R$ 345 mil, além do pagamento de multa no valor de R$ 115 mil, para cada um dos condenados, acrescido de juros e correção monetária. 

Nº do processo: 0800158-69.2014.4.05.8305 – 23ª Vara Federal em Pernambuco

Com informações do MPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...