quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Garanhuns completa 137 anos


Garanhuns completa hoje, 04 de fevereiro, 137 anos de elevação à cidade. Novos estudos resultaram na aprovação de uma lei municipal modificando a data para 10 de março, elevando a idade do município para 205 anos. Como foi dito em uma postagem ano passado por ocasião dos 136 anos da terra de Simoa, respeitamos a nova legislação, mas, em respeito ao papel desempenhado pelo Barão de Nazaré, (ver relato abaixo) e ao hercúleo esforço do escritor Alfredo Leite Cavalcanti, que dedicou toda sua vida a pesquisar sobre a história de Garanhuns, continuaremos comemorando o aniversário da belíssima Cidade das Flores em 04 de fevereiro já que, em seu brilhante livro HISTÓRIA DE GARANHUNS, fruto de seu incansável trabalho nos cartórios municipais, Alfredo consagrou o 04 de fevereiro de 1879 como nossa data de emancipação política.

UM POUCO DA HISTÓRIA
A Carta Régia datada de 10 de março de 1811, elevou Santo Antônio à categoria de Vila, mas foi o deputado provincial Silvino Guilherme de Barros, o Barão de Nazaré, que, em um espetacular discurso na Assembléia Provincial, convenceu seus colegas parlamentares a aprovarem a Lei 1.309 de 04 de fevereiro de 1879 que elevou Garanhuns à categoria de município.

Um ano antes, ele tinha vindo à antiga vila repousar e aqui se encantou com o potencial e clima da região. Se nos perguntarem quantos anos de fundação como município tem Garanhuns, diremos 137 anos, agora, sua história, remonta a muito antes de 1879 ou até mesmo de 1811 pois tem início na primeira metade do século XVII (1654) com o estabelecimento nos Campos dos Garanhuns, de uma tribo indígena de corruptela Garanhun.


VEREADOR PARABENIZA CIDADE PELOS SEUS 137 ANOS.

Na mesma linha, o blogue recebeu nota do vereador Sivaldo Albino parabenizando o município pela data especial: VEJA ÍNTEGRA

"Hoje 04 de Fevereiro 2016 Garanhuns comemora 137 anos de elevação a Categoria de Cidade e sempre estarei comemorando esta data que pra mim é suma importância. Em uma das minhas legislaturas apresentei um projeto de Lei que tornou o  04 de Fevereiro Feriado para que pudéssemos comemorar e que Garanhuns recebesse as reverencias que merece!

Infelizmente em 2013, acordos políticos foram feitos para que em uma votação na Câmara essa data não fosse mais feriado, retirando o direito de todos garanhuenses de tirarem o dia para prestar as homenagens ao nosso Município. Perdemos nossa Identidade, nossa auto-estima, mas não podemos deixar passar essa data em branco, é nossa História que está marcada no dia 04 de fevereiro de 1879 que Garanhuns foi elevada a categoria de Cidade.

A Prefeitura em 2013,  época em  que mudou a data para 10 de março, prometeu que todo 04 de fevereiro haveria  uma reunião solene na Câmara em comemoração, mas como é de costume do atual Governo, isso apenas foram promessas para amenizar as criticas naquele momento. Mesmo esse direito ter sido retirado,  quero aqui prestar minha homenagem a essa Cidade maravilhosa, que tenho orgulho de ser filho legítimo, como também orgulho de suas belezas, sua história, sua localização geográfica privilegiada e o seu povo acolhedor.



Tudo que se diz respeito a Garanhuns me interessa. Como um filho que defende sua mãe eu defendo minha cidade.



Feliz Aniversário, a Cidade de Garanhuns!



Que Deus abençoe e ilumine a todos Garanhuenses e todos que aqui vivem.



Essa é uma simples homenagem de um filho dessa terra que sonha e acredita numa Garanhuns verdadeiramente cada vez melhor!



Sivaldo Albino


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...