quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Estudantes de Garanhuns recebem medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)


Dois estudantes da Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar, em Garanhuns, receberam certificados e conquistaram medalhas na XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, realizada em maio deste ano. A olimpíada contou com a participação de 838.156 alunos distribuídos por 9.552 escolas em todo o Brasil. A OBA possui uma única fase, constituída de uma prova, e é aberta à participação de instituições de ensino públicas e privadas. A olimpíada acontece anualmente e é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB). A OBA é executada por uma comissão de astrônomos profissionais e engenheiros dos dois órgãos organizadores.

De acordo com a coordenadora da Escola Municipal Miguel Arraes, Josélia Dia, o estudantes Gabriel Henrique de O. Sales, que conquistou uma medalha de prata, nem iria fazer a prova. “Ele disse que nem estava preparado para fazer o exame. Eu insisti um pouco e consegui convencê-lo a fazer a prova”, afirmou. Gabriel, de 17 anos de idade, fala sobre a conquista. “Ainda nem caiu a ficha. Eu nem tinha estudado. Estou muito feliz. Sei que é uma ótima imagem para a nossa escola”, comemora o estudante. Já Cleverton Avelino Costa, tem 11 anos de idade. O estudante ganhou uma medalha de bronze. “Estou muito feliz. Eu fui pego de surpresa, pois pensava que a prova ia ser em dezembro. Muito bom saber desse resultado”, afirmou Cleverton.

Todos os professores envolvidos no processo e, também, os diretores escolares recebem seus certificados, além da escola que também é contemplada com um certificado em seu nome. A secretária de Educação e Esportes de Garanhuns demonstrou sua satisfação pela conquista e parabenizou os estudantes. “Eu estou, de fato, muito feliz por esse nível tão alto alcançado por nossos alunos. Realmente é algo de muito valor e que nos deixa muito contente. São em resultados como esses que percebemos o quanto o ensino tem avançado. Isso prova que estamos no caminho certo. Nossos alunos estão de parabéns!”, ressaltou a secretária.

A gestora da escola, Alyne Bezerra, comemora junto à equipe pedagógica da escola ao saber do resultado. “Toda a equipe da escola hoje está em festa, pois não há nada mais gratificante do que ver o sorriso no rosto de nossos estudantes em mais uma conquista. Momentos como este nos impulsionam a querer fazer mais e melhor para transformar a realidade das nossas crianças e jovens. Parabéns Gabriel e Cleverton pela OBA. Parabéns também a todos os nossos professores que contribuíram com essa conquista”, ressaltou a gestora.

A OBA tem por objetivos impulsionar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica, ciências e afins; promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Os estudantes receberão os certificados e as medalhas conquistadas no dia 1° de dezembro. O momento de premiação contará com a participação do prefeito de Garanhuns Izaías Régis e será realizado em seu gabinete, na sede do Governo Municipal.

Secom PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger